O Google Assistente completa 3 anos falando português nesta segunda-feira (17), e passa a disponibilizar uma nova funcionalidade para os brasileiros. A partir de agora, os usuários poderão usar os serviços de mensageria de seus smartphones para enviar mensagens de áudio por meio do próprio assistente virtual. Para usar o recurso, basta dizer, por exemplo, “Ok Google, envie uma mensagem de áudio para o João” ou “Ok Google, envie uma mensagem de áudio para o João dizendo que estou a caminho”.
“Trabalhamos constantemente para trazer mais recursos ao Google Assistente, para assim torná-lo cada vez mais útil aos brasileiros em seu dia a dia, facilitando a realização de tarefas, por meio da voz e de forma personalizada”, afirma Walquiria Saad, líder de parcerias de produto para o Google Assistente no Brasil. “Sabemos que o Brasil é o principal país na utilização de mensagens de áudio pelo celular. Esperamos que essa novidade reforce nosso compromisso de deixar a vida das pessoas ainda menos complicada e mais conveniente”, ressalta.
Melhorias no Google Assistente prometem interações rápidas, f...
Smart Displays com Google Assistente também suportarão artigos em páginas AMP
Desde sua chegada no Brasil, o Google Assistente tem evoluído constantemente e, hoje, já faz parte do cotidiano de milhões de usuários no país, de várias formas. Segundo levantamento feito pela Google, em parceria com a empresa de pesquisa Kantar, 37% dos entrevistados brasileiros usam o Google Assistente, pelo menos, 3 vezes na semana, sendo que 21% o utilizam diariamente.
Com o Assistente, é possível realizar ações apenas com comandos de voz, como fazer chamadas usando o Google Duo, ouvir playlists nos serviços de streaming de música e até realizar um pedido de comida pelo Rappi ou iFood, ou ainda realizar transações bancárias pelo Banco do Brasil ou Nubank.
Pesquisa feita pela Google, ainda em 2019, já apontava que mais de 90% dos brasileiros enviaram mensagens de áudio pelo celular. “Esperamos que essa novidade reforce o compromisso do Google Assistente de ajudar os brasileiros em seu dia a dia, por meio da voz e de forma personalizada”, diz a empresa em um post no seu blog.
Fonte: Google