O Telegram finalmente disponibilizou uma das funcionalidades mais pedidas por seus usuários e que já está presente em rivais como WhatsApp há algum tempo: a opção para realização de chamadas em vídeo.
No blog oficial do app, seus desenvolvedores explicam que o recurso pode ser encontrado dentro das opções, nas conversas com cada contato – para sua utilização, é necessário realizar o download da atualização mais recente no Android e iOS. É possível ligar ou desligar o vídeo a qualquer momento durante as chamadas de voz. Além disso, como todos os outros conteúdos de vídeo no Telegram, as chamadas de vídeo têm compatibilidade com o modo PIP de janela flutuante, permitindo a realização de outras tarefas de forma simultânea.
Segundo eles, todas as chamadas de vídeo são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Para confirmar a conexão, basta comparar os quatro emojis exibidos na tela para o usuário e seu contato – se forem iguais, a chamada é 100% segura por criptografia testada pelo tempo e também usada nos Chats Secretos do Telegram e nas Chamadas de Voz.
“Nossos apps para Android e iOS têm builds reproduzíveis, assim qualquer um pode verificar a criptografia e confirmar que o app usa exatamente o mesmo código-fonte aberto que publicamos com cada atualização”, ressaltam.
Atualização do Telegram traz possibilidade de enviar arquivos...
Também foram adicionadas novidades na foto de perfil, contatos próximos e mais
Os desenvolvedores reforçam que as videochamadas receberão mais funcionalidades e melhorias nas versões futuras. Até o momento estão liberadas ligações apenas entre duas pessoas, contudo, as chamadas em grupo devem chegar já nos próximos meses, junto a outras novidades que ainda serão anunciadas.
Adicionalmente, foi disponibilizado também um novo lote de emojis animados. Para utilização no chat, basta enviar o emoji sozinho na mensagem.