Usuários beta do Starlink revelam testes de velocidade da internet da SpaceX
Créditos: Tech Explorist

Usuários beta do Starlink revelam testes de velocidade da internet da SpaceX

Acesso à internet via satélites mostra velocidades entre 11 e 60Mbps

Usuários na fase de testes da Starlink, a internet via satélite da SpaceX, estão reportando resultados de testes de velocidade de suas conexões no Reddit. Entre vários comentários em diferentes threads do fórum, apareceram números indo dos 11Mbps até os 60Mbps em velocidades de download, com o upload alcançando velocidades entre 5Mbps e 18Mbps. Para facilitar a visualização de alguns dos resultados obtidos, um dos usuários mais empolgados com as novidades compilou vários desses números numa imagem só, confira:

Os resultados foram obtidos no SpeedTest, da Ookla. Os usuários alegam que estão no programa de testes em beta da Starlink, mas permanecem anônimos, porque para participar do programa é necessário assinar um acordo de confidencialidade. A própria SpaceX ainda não fala oficialmente de números de velocidade da Starlink, mas Elon Musk já comentou em outros momentos, como costuma fazer, que o objetivo é oferecer velocidade "gigabit" (1.000Mbps) com seu programa de internet via satélite. E, se os resultados estiverem corretos, ainda estamos drasticamente distantes desse número.

A Starlink é a plataforma de internet que a SpaceX está criando com seus satélites. Além da velocidade de conexão, a cobertura é igualmente ambiciosa: nada menos que o mundo todo.

12/05/2020 às 09:38
Notícia

Satélites Starlink ficam visíveis do Brasil e pessoas se assu...

Frota espacial de Elon Musk poderá ser avistada mais vezes nos próximos dias; veja quando

Os primeiros números sendo mostrados pelos usuários na fase beta de testes podem parecer bem interessantes para nós, brasileiros, acostumados com as velocidades de internet que conseguimos obter por aqui. Mas nos EUA esses valores não estão sendo considerados dos mais impressionantes. Numa pesquisa divulgada em 2018 pela própria Ookla, foi revelado que a média de velocidade de banda larga em conexões a cabo nos EUA fica na média de 96,25Mbps para download, com upload chegando nos 32,88Mbps.

Mas claro que a principal vantagem para o futuro da Starlink é mais seu alcance do que sua velocidade. Em zonas rurais ou remotas, qualquer velocidade que possa ser considerada banda larga numa conexão estável já vai ser mais do que bem-vinda, ainda que não dê pra chamar de "gigabit".

Fonte: Ars Technica
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.