Instagram salvou fotos e mensagens deletadas por usuários no servidor por um ano
Créditos: Reprodução/Business Insider

Instagram salvou fotos e mensagens deletadas por usuários no servidor por um ano

Pesquisador de segurança descobriu falha e empresa corrigou recentemente o bug

Foi descoberto um bug no Instagram que fazia com que mensagens e fotos deletadas ficassem salvas em seus servidores por um período maior que um ano. A falha foi encontrada pelo pesquisador autônomo de segurança Saugat Pokharel, que já notificou o Instagram. O pesquisador de segurança recebeu US$ 6.000 da empresa como recompensa  por sua descoberta.

De acordo com a reportagem do site TechCrunch, a falha de segurança foi encontrada quando Saugat Pokharel baixou seus dados da rede social. Ele percebeu que seu backup de dados continha todas as mensagens privadas e fotos que ele havia excluído anteriormente de sua conta. Os conteúdos ficaram salvos por mais de um ano.

15/08/2020 às 10:30
Notícia

Facebook mostra primeiros sinais de fusão do Instagram e Mess...

Plataforma do Zuckerberg quer juntar em breve todos os seus apps de mensagens numa coisa só

Foi constatado que os conteúdos deletados e arquivados no servidor era proveniente de uma falha de segurança do Instagram. A empresa explicou que, uma vez que alguém exclui qualquer imagem ou dado da plataforma, pode levar até 90 dias para que os dados excluídos sejam totalmente removidos de seus servidores. Mesmo assim, o conteúdo notado por Saugat Pokharel tinha sido deletado há muito mais tempo que o limite dado pela rede social.

O Instagram foi informado sobre esse problema em outubro de 2019 por meio de seu "programa de recompensa por bug". O problema foi finalmente corrigido neste mês...após quase 10 meses. A empresa deu uma declaração ao TechCrunch sobre este assunto:

Outras redes sociais como o Twitter também já tiveram problemas semelhantes. Foi descoberto que mensagens diretas excluídas na plataforma ainda estavam nos servidores da empresa e faziam parte dos backups de dados de download do serviço. O Twitter corrigiu o problema quando foi notificado pelo bug.

User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.