Pesquisadores desenvolvem IA capaz de gerar partidas de tênis que beiram a realidade
Créditos: Reprodução/Wimbledom

Pesquisadores desenvolvem IA capaz de gerar partidas de tênis que beiram a realidade

Projeto feito na Universidade de Stanford utiliza dados coletados de centenas de partidas para prever movimentos dos jogadores

Como muitos sabem, por conta da atual situação mundial em relação à pandemia do coronavírus, muitos dos eventos esportivos foram cancelados e adiados. Um dos esportes que acabou sendo mais afetados foi o tênis, com vários de seus campeonatos cancelados, entre eles o torneio de Wimbledom, o principal da categoria. Porém, isso não impede que o campeonato seja realizado de forma virtual, graças a ajuda da inteligência artificial.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Stanford publicaram um projeto que, através de inteligência artificial, pode simular partidas de tênis com um incrível nível de realismo, como poder ser visto no vídeo abaixo.

Chamado de Vid2Player, a IA usa um banco de dados que coleta várias informações sobre a movimentação, estratégias e tomadas de decisões realizadas por vários tenistas, como Novak Djokovic e Roger Federer, para poder simular qualquer partida. Por exemplo, através desses estudos, é possível identificar que Djokovic gosta de acertar a bola na direção do lado fraco do adversário, assim, tendendo a fazer mais esse tipo de jogada.

04/08/2020 às 09:48
Notícia

Sistema do MIT baseado em IA sabe quando fazer um diagnóstico...

Sistema híbrido humano-IA é mais preciso do que humanos ou a IA por conta própria

Com esses recursos, o sistema pode criar vários cenários hipotéticos, como uma partida de Federer jogando contra si mesmo ou até mesmo enfrentando a multi-campeã Serena Williams. A IA também é capaz de simular como uma partida poderia ter se desenrolado de maneira diferente se um único lance tivesse acontecido de outra forma.

Claro, nem tudo é perfeito nesse sistema. Para disfarças possível artefatos visuais potencialmente perturbadores, como mudanças bruscas de iluminação e da roupa dos tenistas, alguns momentos da simulação passam a impressão de que os clipes foram retirados diretamente de um clássico jogo FMV (Full motion video) dos anos 90.

Outras falhas estão na torcida e outras pessoas ao redor da quadra, que permanecem estatísticos, além da bola e os tenistas que não projetam sombras. Os jogadores, em certos momentos, parecem que estão patinando na superfície da quadra. Porém, no geral, o sistema impressiona bastante, e pode ter uma grande utilidade em outros jogos e aplicativos no futuro.

Fonte: Engadget
User img

Pedro Henrique

O DONO de MARTE: cientista diz ter tornado o PLANETA VERMELHO habitável; entenda

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.