Atualização do Windows 10 permite selecionar GPU com base no peso do programa
Créditos: Nvidia

Atualização do Windows 10 permite selecionar GPU com base no peso do programa

Jogos e apps mais pesados usam placa de vídeo dedicada, e iGPU fica para tarefas leves

Após a chegada da nova atualização do Windows 10, o sistema operacional da Microsoft passará a permitir que os usuários deixem o software escolher a GPU que será utilizada com base na carga de trabalho. A nova funcionalidade também vai permitir que você mesmo escolha qual placa de vídeo será utilizada enquanto determinado aplicativo estiver rodando.

13/08/2020 às 14:42
Notícia

Xiaomi Mi 10 Ultra é o primeiro smartphone com suporte para o...

Com ele os usuários podem ajustar parâmetros como anti-aliasing, filtragem anisotrópica e outros

A primeira vez que a funcionalidade apareceu foi com a chegada do release da build 20190 da versão prévia do Windows 10. No momento, há duas maneiras dessa funcionalidade ser implementada. A primeira é através de uma camada a nível de sistema operacional, que seleciona automaticamente a melhor GPU para a tarefa com base nas opções instaladas.

Ou seja, isso geralmente vai servir para quem tem um processador da Intel com iGPU, mas também utiliza um chip gráfico dedicado da AMD ou da Nvidia no seu computador. Mas ainda pode ser útil para quem tem uma APU da AMD e ainda uma placa de vídeo dedicada ao mesmo tempo.

Como aponta o site TechPowerUp, tarefas mais leves como o uso de navegadores ou produtividade leve – edição de texto ou de planilhas – deverão ficar a cargo do chip gráfico integrado. Já videogames e renderizações mais pesadas em 3D deverão ser repassadas para a placa de vídeo dedicada.


Fonte: Microsoft

Mas há ainda uma segunda opção, que serve para aqueles que não estão satisfeitos em deixar o sistema operacional cuidar de tudo por conta própria. Para essas pessoas, os desenvolvedores da Microsoft disponibilizaram uma opção de definir qual GPU será usada especificamente em cada aplicativo.

Essa modificação é feita através do painel de configurações, através de um menu de "Configurações de Elementos Gráficos". Claro que essa funcionalidade será especialmente útil para notebooks, que dependem de uma maior eficiência para ter a maior autonomia possível. Com a nova funcionalidade, a iGPU deverá ser usada com mais frequência, melhorando a duração de bateria.

Via: TechPowerUp Fonte: Microsoft
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.