Nasa comemora 15 anos de missão e disponibiliza imagens incríveis de Marte
Créditos: Reprodução/ Nasa

Nasa comemora 15 anos de missão e disponibiliza imagens incríveis de Marte

Imagens podem ser baixadas por qualquer pessoa

Longos anos de pesquisa levaram a Nasa a acumular um vasto acervo de imagens do planeta Marte, muitas delas obtidas através da sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que completou recentemente 15 anos de lançamento. Para celebrar a data, a agência espacial disponibilizou diversas imagens do Planeta Vermelho

Como explica o site SlashGear, as missões da Nasa são financiadas com dinheiro público, por isso todo o conteúdo resultante das viagens espaciais se torna acessível para qualquer pessoa que tenha curiosidade ou interesse em obter as imagens. A agência mantém muitos bancos de dados online que são alimentados regularmente com informações obtidas através de várias espaçonaves, porém, muito do conteúdo é borrado e desinteressante, especialmente aqueles que não foram pós-processados para inclusão cores, ou não receberam correções de iluminação e contraste.

Créditos: Reprodução/ Nasa

Muitos astrofotógrafos amadores e entusiastas do espaço trabalham na seleção e edição das imagens que mais chamam a atenção, fornecendo ao público muitas galerias interessantes para navegar. A própria Nasa processa e publica regularmente imagens particularmente impressionantes, como as que acabaram de ser disponibilizadas.

As capturas foram feitas com a espaçonave Mars Reconnaissance Orbiter, que está posicionada na órbita de Marte. A sonda é equipada com três câmeras: uma fisheye batizada como Mars Color Imager; uma grande angular chamada Context Camera e a mais conhecida de todas, a High-Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE)

Créditos: Reprodução/ Nasa

A câmera HiRISE, como o nome sugere, além de ser capaz de capturar imagens coloridas de alta resolução, também possui uma função de zoom que permite focalizar fenômenos e terrenos com grande precisão. Algumas das imagens já divulgadas mostram redemoinhos marcianos, avalanches, crateras causadas pelo impacto de meteoros e até mesmo os rovers da Nasa circulando pela superfície do planeta.

Via: SlashGear
User img

Gabriel Tagarro

Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.