A Google começou a testar sua nova experiência para o Gmail com guias dedicadas para as opções Mail, Chat, Rooms e Meet. O serviço atualizado está chegando para usuários do G Suite, os quais poderão usufruir dos vários serviços para o Gmail em um único aplicativo, seja em dispositivos Android ou na web. O design atualizado e guias permitem que as pessoas possam utilizar esses quatro recursos sem ter que abrir mais abas ou extensões.
As quatro novas guias Mail, Chat, Rooms e Meet formam uma área de trabalho integrada. A guia Mail permitirá que os usuários acessem seus e-mails, enquanto o chat vai armazenar todas as suas mensagens. As salas "rooms" são basicamente espaços que incluem bate-papo, arquivos e tarefas compartilhados para ajudar os grupos a trabalhar com mais facilidade nos projetos.
Google anuncia integração do Meet com o Gmail para iOS e Android
O app de videochamada será totalmente integrado ao Gmail
Por último, a guia Meet lista todas as próximas reuniões que você pode visualizar e participar. Como parte da atualização, a Google também está lançando novos recursos como a capacidade de atribuir tarefas em grupo, resultados de pesquisa aprimorados que permitem filtrar entre e-mail e resultados de bate-papo. Outras novidades são o modo Não perturbe e opção para fixar salas.
O destaque da atualização para tempos de "home office" fica para o status no chat, podendo alternar de "online" para "fora do escritório", por exemplo. Os usuários também poderão abrir e editar um documento em conjunto sua equipe de trabalho diretamente do Gmail. A nova estratégia para um espaço de trabalho integrado permitirá que os usuários do G Suite entrem em uma videochamada a partir de um bate-papo diretamente do aplicativo Gmail.
A atualização do G Suite está chegando primeiro para os usuários com a configuração "Chat preferred" ativada. O update será lançado gradualmente para usuários a partir de 12 de agosto (Rapid Release) e 1º de setembro (Scheduled Release).O novo serviço está chegando apenas para o G Suite em dispositivos Android e para web. A Google não comentou quando (ou se) os novos recursos com guias dedicadas deverão ser lançados para seus usuários no iOS.