Equipe da Google desenvolve IA que cria modelos 3D a partir de imagens e fotos
Créditos: Reprodução/NeRF-W

Equipe da Google desenvolve IA que cria modelos 3D a partir de imagens e fotos

Tecnologia pode produzir um local turístico em 3D usando imagens compartilhadas da internet

Pesquisadores do Google Research e da equipe de inteligência artificial de deep learning da divisão Google Brain publicaram um novo estudo chamado "NeRF in the Wild" (Campos de Radiância Neural para Coleções de Fotos Irrestritas (NeRF)). A tecnologia pode transformar imagens e fotos em um modelo 3D dinâmico, captando imagens de um determinado local (fotos turísticas, por exemplo) usando um algoritmo para criar o 3D com alta qualidade e fidelidade.

Página da pesquisa NeRF in the Wild

De acordo com a explicação do sistema no artigo, o trabalho envolve a adição de "extensões" aos campos NeRF que permitem que a IA (inteligência artificial) reconstrua com precisão estruturas complexas de imagens não estruturadas, aquelas tiradas de ângulos aleatórios com iluminação e fundos diferentes. Essa extensão é o que diferencia a nova tecnologia da NeRF comum, que só é capaz de modelar estruturas com precisão de imagens que foram tiradas em configurações controladas.

Ou seja, com o novo estudo, modelos 3D dinâmicos podem ser criados usando um grande número de fotos já existentes na internet, transformando imagens turísticas ou de um objeto famoso em uma experiência mais real. A IA mais sofisticada é chamada de "NeRF-W", e cria representações fotorrealistas e espacialmente consistentes de marcos famosos, mesmo que as referências tenham qualidades de luz, ruído e cores diferentes. 

O processo de criação desses modelos 3D envolve várias etapas. No primeiro, a NeRF-W modela a aparência por imagem de diferentes elementos nas fotos, como clima, iluminação, nível de exposição e outras variáveis. No final da análise e renderização dos dados, a IA "aprende" uma representação de aparência compartilhada para toda a coleção de imagens, levando para a segunda etapa da criação.

Na segunda parte, a NeRF-W modela o tema geral das imagens: "[...] como a união de elementos compartilhados e dependentes de imagem, permitindo assim a decomposição não supervisionada do conteúdo da cena em componentes estáticos e transitórios", explicam os pesqusiadores.

Via: DP Review Fonte: NeRF-W
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.