Observatório Arecibo, segundo maior radiotelescópio do mundo, foi danificado por cabo de suporte
Créditos: Reprodução/UCF Today

Observatório Arecibo, segundo maior radiotelescópio do mundo, foi danificado por cabo de suporte

Incidente ocorreu no dia 10 de agosto e danificou o disco refletor e outras áreas

O Observatório Arecibo, segundo maior radiotelescópio do mundo, está novamente com problemas. No dia 10 de agosto, um cabo de suporte se quebrou e danificou parte do seu disco refletor, causando um “rasgo” de cerca de 30 metros (100 pés). Ele também danificou painéis em um receptor chamado Cúpula Gregoriana e torceu uma plataforma usada para acessar a cúpula.

15/01/2020 às 13:30
Notícia

Maior radiotelescópio do mundo, FAST foi finalmente inaugurad...

Ele tem 500 metros de diâmetro e já está em pleno funcionamento

Mais recentemente, o observatório localizado em Porto Rico estava estudando asteroides próximos à Terra como parte de um programa de auxílio de US$ 19 milhões da NASA. A Universidade da Flórida Central (UCF), que opera o telescópio, parou de trabalhar no observatório até que os reparos possam ser feitos.

Esta não é a primeira vez que o Observatório Arecibo enfrenta problemas sérios. Ele teve problemas financeiros críticos em 2008 e novamente em 2016. Assim como o restante de Porto Rico, ele também sofreu danos significativos durante a passagem do furacão Maria em 2017. As coisas pareciam estar mudando em 2018, quando um grupo liderado pela UCF assumiu as operações da National Science Foundation, e no ano passado, o Arecibo recebeu um impulso graças à ajuda de US$ 19 milhões da NASA.

Observatório Arecibo, segundo maior radiotelescópio do mundo, foi danificado por cabo de suporte
Danos no Observatório Arecibo, segundo maior radiotelescópio do mundo,
causados pelo cabo de suporte que se soltou no dia 10 de agosto
Reprodução/Universidade da Flórida Central (UCF)

Ainda não se sabe quanto tempo o Observatório Arecibo ficará fora de serviço ou quanto os reparos custarão. "Temos uma equipe de especialistas avaliando a situação", disse Francisco Cordova, diretor do observatório, em comunicado. "Nosso foco é garantir a segurança de nossa equipe, proteger as instalações e equipamentos e restaurar a instalação para capacidade de operação total o mais rápido possível para que ele possa continuar a ajudar cientistas em todo o mundo".

Observatório Arecibo, segundo maior radiotelescópio do mundo, foi danificado por cabo de suporte
Danos no radiotelescópio após a passagem do furacão Maria em 2017
(Reprodução/Xavier Garcia/Bloomberg)

Construído na década de 60, o Observatório Arecibo não é o mais recente ou o mais avançado radiotelescópio, mas ainda é um dos maiores do mundo. Ele é particularmente bom em encontrar ondas gravitacionais e pulsares, e tem sido usado repetidamente para entender melhor asteroides próximos à Terra.

Fonte: Engadget, UCF Today
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.