SoC Exynos de alto desempenho com GPU AMD deve ser lançado em 2021
Créditos: Reprodução/Samsung Mobile

SoC Exynos de alto desempenho com GPU AMD deve ser lançado em 2021

Relatórios apontam que rivalidade entre Samsung e Qualcomm será mais acirrada no próximo ano

Um novo relatório da Business Korea afirma que a Samsung está trabalhando em uma solução totalmente nova de CPU e GPU personalizadas em parceria com a ARM e a AMD. De acordo com as informações, a empresa deverá lançar um novo SoC Exynos baseado na arquitetura Cortex-X da ARM com tecnologia de GPU RDNA da AMD. Isso significa que os próximos aparelhos topos de linha da marca deverão oferecer alto desempenho e maior qualidade gráfica. 

03/08/2020 às 16:56
Notícia

Samsung estaria planejando adquirir parcela da ARM

Fabricante teria como objetivo final reduzir seu custo com royalties em chipsets mobile

A nova parceria estratégica entre Samsung e AMD já tinha sido anunciada em 2019, mas os planos foram congelados depois da empresa sul-coreana ter fechado suas instalações nos Estados Unidos. A união entre as três companhias deverá rivalizar com a Qualcomm, segundo o relatório do site asiático.

Atualmente, o chipset "carro-chefe" da Samsung é o Exynos 990, modelo que não supera o Snapdragon 865 e Snapdragon 865 Plus nos quesitos desempenho e eficiência. Um novo processador com poder para entregar recursos mais atualizados, gráficos e economia de energia poderia colocar a Samsung a frente de suas concorrentes de mercado que utilizam SoCs da Qualcomm, como Huawei e Xiaomi. 

O relatório afirma que a CPU personalizada da Samsung será baseada na arquitetura Cortex-X da ARM, a mesma que o Snapdragon 875 supostamente usa para o desenvolvimento de sua CPU Kryo de próxima geração. Em comparação com a série anterior de processadores Cortex-A, a nova CPU personalizada pode oferecer um aumento de até 30% no desempenho. O relatório também sugere que a competição entre a Samsung e a Qualcomm será mais acirrada em 2021, o que significa que o novo Exynos deverá chegar no ano que vem.

Um suposto benchmark vazado revelou um chipset Samsung sem nome com uma GPU AMD ultrapassando o desempenho da GPU Adreno 650 do Snapdragon 865, de acordo com o site WccfTech. Se esse vazamento tiver informações reais, parece que a Samsung deverá conseguir desempenhos tão bons quanto à Qualcomm em seus SoCs. Outros rumores sobre as novas tecnologias da Samsung também apontam que a empresa está trabahando na litografia de 5 nm para desenvolver o Exynos 1000, informação que ainda não foi confirmada pela empresa.

Via: WCCF Tech Fonte: Business Korea
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.