Google: celulares Android funcionarão como rede de alerta de terremotos
Créditos: Google

Google: celulares Android funcionarão como rede de alerta de terremotos

Smartphones Google virão com função nativa para avisar tremores e também auxiliarão a detectá-los

A Gogole anunciou recentemente que vai equipar smartphones Android com um sistema de monitoramento de terremotos. A novidade vai avisar pessoas em areas de tremores com alguns segundos de antecedência, permitindo que busquem abrigo ou consigam se proteger no local em que se encotram.

A Califórnia, nos Estados Unidos, é a primeira região do globo a receber o update como resultado de uma parceria entre o Departamento de Pesquisa Peológica dos EUA e o Gabinete de Serviços de Emergência do Governo da Califórnia. O sistema funcionará diareiamento, alertando dispositivos de todo o estados sobre os riscos e previsões envolvendo terremotos.

A pesar de parecer uma ideia simples, os alertas só são possíveis graças a cálculos avançados de um monitoramento chamado ShakeAlert, que consegue analisar dados sísmicos de mais de 700 sismômetros instalados na Califórnia, calculando magnitudes e estimando quais são as possíveis áreas afetadas pelo movimento do solo.

Esta não será a primeira vez que a Califórnia pode utilizar um sistema de avisos, em outrubro do ano passado o aplicativo MyShake já providenciava esta funcionalidade utilizando a mesma rede de dados que será utilizada no Android. A aplicação em dispositivos Google, no entanto, deve ser benéfica a mais pessoas, já que não exigirá a instalação de um aplicativo dedicado a esta tarefa.

Android Auto suportará mais aplicativos de
navegação e estacionamento digital em breve

Segundo o grupo que está implantando a novidade, cada pessoa que entrar para o programa pode utilizar seu smartphone como um mini sismômetro, algo que dará mais precisão aos avisos com o passar dos anos, já que são milhões de aparelhos Android espalhados por aí. Isso pode acabar fazendo com que a Google se torne a empresa com mais detalhes sobre terremotos no mundo inteiro, já que nem todos lugares têm uma estrutura grande de leitura de terremotos como na Califórnia, mas pode ter uma população com celular em mãos.

Via: XDA Developers Fonte: Google
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.