Google Phone está disponível na Play Store para mais smartphones Android
Créditos: Divulgação/ Google

Google Phone está disponível na Play Store para mais smartphones Android

O aplicativo era próprio dos dispositivos Pixel e com Android One

Leitura Rápida

  • O aplicativo de chamadas da Google, o Phone (ou Telefone) pode ser instalado em outros smartphones Android
  • A empresa está disponibilizando o recurso na Play Store e diversos outros dispositivos podem instalar o app
  • Ele não está disponível para todos os dispositivos Android, mas sim para alguns

A Google desenvolve alguns aplicativos específicos para smartphones com Android One, puro, além de seus próprios smartphones Google Pixel. Um dos exemplos é o discador, para realizar e receber chamadas de voz. Até então, o Google Phone (ou Telefone no Brasil) só estava disponível para esses dispositivos, mas o site XDA-Developers descobriu que outros aparelhos estão com acesso liberado pela própria Play Store. 

Google Phone app

Quando esse aplicativo é instalado, é enviado uma mensagem (em alguns casos) informando que o dispositivo não é compatível. O usuário precisa conceder uma série de permissões ao app para que ele possa começar a ser usado normalmente. Depois desse processo ser feito, é possível usá-lo normalmente, como discador padrão do smartphone, recebendo e realizando chamadas de voz. 

O Google Phone não está disponível para todos os smartphones Android, mas já pode ser instalado em uma gama maior de modelos. Caso não esteja disponível em seu smartphone o app para download, possivelmente seu dispositivo não é suportado. Há uma série de opções semelhantes na Play Store, verifique se o ícone encontrado é igual ao da imagem abaixo:

Com a instalação desse aplicativo, o usuário tem acesso a uma série de novos recursos. Alguns deles são discagem assistida, identificador de chamadas e spam e locais próximos. Há ainda algumas funções que são destinadas apenas para os smartphones Pixel, como tela de chamada, que não está disponível com o novo app.

Os desenvolvedores parceiros do site XDA-Developers também encontraram uma linha de código que justifica ele não poder ser instalado em alguns smartphones, mesmo que eles sejam modelos recentes e com o sistema operacional atualizado. O Phone requer que a biblioteca compartilhada "com.google.android.dialer.support" esteja presente.

Continua após a publicidade

24/04/2020 às 10:55
Notícia

Google Phone está disponível para alguns smartphones que não ...

O aplicativo estava disponível apenas para Android One e smartphones Pixel

Essa biblioteca mencionada não está disponível em muitos dispositivos que tem interface de usuário modificada pelas fabricantes. Um exemplo é o Samsung Galaxy S20, que não apresenta essa biblioteca e, consequentemente, o app não pode ser instalado neste dispositivo.

Outros aparelhos que também não tiveram suporte foram os smartphones desenvolvidos pela OnePlus, com OxygenOS. Ainda não se sabe o exato motivo por esses dispositivos não serem suportados, mas deve ser algo relacionado com as modificações do sistema feitas pela fabricante, que não permitem a instalação. 

Caso o seu smartphone entre em alguns desses casos e você queira muito o aplicativo, um APK está disponível neste link. Essa instalação não é oficial e não se responsabiliza por possíveis problemas que possam ocorrer em diferentes sistemas operacionais de smartphones. A instalação fica por conta e risco do próprio usuário. 

Via: XDA-Developers
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.