Imagens feitas com drones mostram surfistas e tubarões lado a lado
Créditos: USA Today

Imagens feitas com drones mostram surfistas e tubarões lado a lado

Praias dos EUA estão repleta de tubarões, mas ataques continuam raros

A popularizaçã de drones, sobretudo na última década, permitiu que cientistas utilizassem essas pequenas aeronaves para estudar o comportamento dos animais, incluindo os tubarões. Em 2019, foram registrados 40 ataques de tubarões nos EUA, quantia que continua sendo baixa em comparação ao número de pessoas que entram no mar, segundo especialistas. Ainda assim, apenas quatro estados do litoral não registraram ataques nos últimos 20 anos: Alasca, Connecticut, Maryland e New Hampshire.

Stephen Kajiura, que estuda a fundo o comportamento dos tubarões, os drones acessíveis e baratos são "absolutamente fantástico" por permitir uma visão de cima pra baixo, isso tem sido "uma benção para a pesquisa", comenta.

Tubarões são grandes vilões em séries de TV e filmes, uma imagem que pesquisadores estão mostrando ser uma visão que tem pouca relação com a realidade, apesar de ferozes, não são nenhum pouco interessados nos humanos. Kajiura conta que as filmagens mostram que os tubarões ignoram as pessoas, eles mudam de caminho, ficam assustados e se afastam. Esta é uma reação que também acontece entre eles mesmo, comenta o especialista da Universidade Atlântica da Flórida.

Com medidas de proteção ao tubarão branco, a espécie tem se multiplicado e aparecido com frequência nas filmagens de surfistas e banhistas com drones. As gravações feitas com as aeronaves permitem uma prova mais científica do que realmente acontece no encontro entre tubarão e humano, um relato muito mais rico do que o fornecido pelos pescadores, surfistas e banhistas.

Update do DJI Mavic Air 2 traz novos
recursos cinematográficas e desvio de obstáculos

New Smyrna Beach é a praia com mais ataques de tubarão dos EUA, as formações rochosas da região favorece a caça dos tubarões, que buscam alimentos e acabam mordendo surfistas por engano. Giuseppe Liuzzo, surfista local, pegou onda por 20 anos na praia e conta que quase sempre vê um tubarão quando entra no mar, mas que se surpreendeu mais quando subiu um drone por curiosidade. "Você os vê ao lado de surfistas, embaixo de surfistas, ao redor de surfistas. Na semana passada, coloquei meu drone e peguei 10 tubarões em um enquadramento."

Via: DroneXL, usatoday
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.