Palácio do Planalto pode receber sistema de torres anti-drone em breve
Créditos: Reprodução | Air France

Palácio do Planalto pode receber sistema de torres anti-drone em breve

O Iphan estaria tentando impedir a instalação, pois impacta diretamente em obras tombadas

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo brasileiro contratou um novo sistema de detecção e "neutralização" de drones que deve ser instalado no Palácio do Planalto. O investimento totaliza R$2,49 milhões e o motivo dessa medida seria a preocupação com possíveis ataques que utilizem as naves não-tripuladas.

30/07/2020 às 16:30
Notícia

Governo determina que TVs brasileiras tenham DTV Play a parti...

Fabricantes devem adotar o recurso de interatividade do padrão de TV digital aberta brasileira

Para ser mais específico, as torres anti-drone funcionariam na região dos palácios do Planalto, da Alvorada e do Jaburu, posicionadas nas lajes nos atuais local de trabalho e moradia do presidente do Brasil e vice. A primeira antena teria 20 metros e estaria no Palácio do Planalto, O Alvorada receberia uma antena de 10 metros e o Jaburu, uma de 6 metros.

No entanto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está barrando a obra. O Iphan é responsável por proteger o tombamento das obras de Oscar Niemeyer e, segundo suas autoridades, a instalação das antenas impactaria diretamente nos bens tombados.

Continua após a publicidade

Pelo plano original, os equipamentos, se instalados, "não podem ser visíveis do ponto de vista do observador, de forma a não prejudicar a leitura da volumetria dos Palácios”. Uma nova solução foi apresentada no final de junho (uma antena de 1,5 metro, virada para o Congresso, e outras duas de 5 metros no Alvorada e Jaburu), mas ainda não foi julgada pelo Iphan. Assim, não pode ser executada até o momento.

O Iphan estaria sob pressão para aprovar planos.

Via: Metropoles, Dezeen
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.