CPU Kunpeng de 24 Núcleos da Huawei supostamente tem desempenho melhor que o do Core i9-9900K
Créditos: Reprodução/HiSilicon

CPU Kunpeng de 24 Núcleos da Huawei supostamente tem desempenho melhor que o do Core i9-9900K

Kunpeng 920 é baseado na microarquitetura Neoverse N1 da ARM

De acordo com informações do site chinês IThome, a Huawei está perto de lançar seu novo PC, conhecido internamente na empresa como Pangu, na China. O sistema utiliza uma variante do chip Kunpeng 920, que também é conhecido como Hi1620. O site afirma que o Kunpeng 920 3211K possui um desempenho em testes multi-core melhor do que o do Intel Core i9-9900K “Coffee Lake”.

06/07/2020 às 10:49
Notícia

PC da Huawei com chip Kunpeng 920 foi testado por canal chinê...

Baixo desempenho em certas tarefas e poucos softwares disponíveis são alguns dos pontos negativos

O Kunpeng 920, baseado na microarquitetura Neoverse N1 (codinome Ares) da ARM, possui configurações principais que vão de 24 a 64 núcleos, operando com frequências entre 2,4GHz e 3GHz. A TSMC costumava produzir o Kunpeng 920 para a Huawei com seu processo de fabricação de 7nm antes de cortar todos os laços com a gigante tecnológica chinesa devido às novas regulamentações dos EUA.

O Kunpeng 920 3211K em particular tem 24 núcleos e opera com clock de até 2,6GHz. Além deste processador, o PC Pangu vem equipado com 8GB de memória RAM SO-DIMM, SSD da Samsung com 512GB de capacidade para armazenamento e GPU AMD Radeon 520 para laptops.

A Huawei deve promover o Pangu para uso em agências governamentais e ambientes corporativos, o que significa que ele virá com o Unified Operating System (UOS) da China. O processador Kunpeng 920 3211K is é soldado na placa-mãe e o Pangu não suporta a instalação de outras placas de vídeo. O sistema UOS vem pré-instalado e aparentemente não é possível instalar o Windows em seu lugar. É possível que o PC permita o upgrade de memória ou SSD, mas isso ainda precisa ser confirmado.

As supostas imagens do Pangu mostram três portas USB Type-A, uma porta USB Type-C e um conector de 3,5mm para fone de ouvido na parte frontal. Ele também tem espaço para um drive óptico. Na parte traseira é possível ver quatro portas USB Type-A, uma porta Ethernet, três conectores de 3,5mm e uma porta D-Sub (VGA). O site chinês Ithome afirma que o Pangu vem com um monitor de 23,8 polegadas que possui resolução de 1920 x 1080 (Full HD) e cobre 70% do espaço de cor NTSC.

CPU Kunpeng de 24 Núcleos da Huawei supostamente tem desempenho melhor que o do Core i9-9900K
PC Pangu da Huawei
Reprodução/Huawei Club

Detalhes específicos como o preço e a data de lançamento exata do Pangu não forma divulgados. O site chinês menciona apenas que o PC da Huawei será lançado “em breve”.

Via: Tom's Hardware Fonte: IThome (em chinês)
User img

Fabio Rosolen

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.