Nikon lança seu software para Windows que transforma câmeras em webcam
Créditos: Reprodução/Nikon

Nikon lança seu software para Windows que transforma câmeras em webcam

Versão para dispositivos Mac chega em breve, segundo empresa

A Nikon anunciou que iria lançar seu próprio Webcam Utility Software para que algumas de suas câmeras DSLRs e da linha Z mirrorless pudessem funcionar como webcams. A funcionalidade já chegou há algum tempo no mercado para marcas concorrentes como Canon, Fuji e Panasonic, e agora parece que a Nikon pode finalmente atualizar seus usuários com a mesma ferramenta. A empresa lançou oficialmente a versão beta de seu software para que seus clientes possam participar de videoconferências e fazer streaming sem uma placa de captura.

Página para download Nikon Webcam Utility Beta

Tudo que usuários precisam para testar o programa é de um cabo USB. O software é compatível com todas as câmeras mirrorless Nikon Z (incluindo a nova Nikon Z5) e alguns outros modelos DSLRs recentes como a Nikon D6, D850, D780, D500, D7500 e D5600. O programa ainda está em fase de testes e, por enquanto, só funciona com sistema operacional Windows 10. Portanto, as versões mais antigas de Windows e computadores Mac não devem conseguir usar o Webcam Utility.

Confira abaixo as câmeras compatíveis e requisitos do sistema:

Em seu site, a Nikon também observa algumas limitações do software das quais usuários precisam estar atentos:
- Versão para dispositivos Mac chega "em breve".
- A temperatura da câmera pode aumentar e a exibição ao vivo pode terminar após longos períodos de uso. Espere a câmera esfriar.
- Usar a exibição ao vivo aumenta o consumo da bateria.
- Saia do Nikon Transfer 2 e do Camera Control Pro 2 antes de conectar à câmera.
- Quando o Webcam Utility é acessado em vários aplicativos de webconferência simultaneamente, a exibição ao vivo estará disponível para apenas um aplicativo.
- Ao usar Nikon Transfer 2 ou Camera Control Pro 2, encerre a conexão com “Webcam Utility” no aplicativo de webconferência.
- Você pode não conseguir ajustar as configurações da câmera enquanto ela estiver conectada a um computador. Antes de ajustar as configurações, desligue a câmera e desconecte o cabo USB.

A empresa também avisa aos usuários do Webcam Utility Beta que, embora o software tenha sido testado com a lista de câmeras suportadas, ele ainda é uma versão beta, portanto, não há garantias. A Nikon não revelou uma possível data para o lançamento do software em dispositivos Mac, mas anunciou uma parceria com o software Ecamm Live (disponível apenas para Mac) para dar aos usuários dois meses de graça.

Via: Photography
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.