O Mercado Livre divulgou hoje seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2020 e podemos concluir que a atual pandemia do COVID-19 ajudou notavelmente o resultado da empresa. O faturamento líquido da companhia foi de US$ 878,4 milhões, o que representa um aumento ano a ano de 61,1% em dólar e uma alta de 123,4% em moeda constante.
Como já comentamos, o principal motivo dessa alta é a pandemia do coronavírus e, consequentemente, o período de isolamento social que estamos vivendo. Com bastante tempo para ficar em casa e a indicação de evitar aglomerações, muitas pessoas tem optado pelas compras no meio digital - e o Mercado Livre é uma das plataformas de e-commerce mais disseminadas entre os usuários até o momento. A operação no Brasil representa 53% da receita líquida total da companhia.
"A pandemia motivou mudanças significativas no comportamento do consumidor, que se traduziram em um novo marco na penetração do comércio eletrônico e dos serviços financeiros digitais na América Latina." - Stelleo Tolda, COO e vice-presidente executivo do Mercado Livre para a América Latina.
"A pandemia motivou mudanças significativas no comportamento do consumidor, que se traduziram em um novo marco na penetração do comércio eletrônico e dos serviços financeiros digitais na América Latina." - Stelleo Tolda, COO e vice-presidente executivo do Mercado Livre para a América Latina.
Foram vendidos 178,5 milhões de itens no marketplace do Mercado Livre, número que nos mostra uma alta de 101,4% em relação ao mesmo período do ano passado.O número de usuários únicos ativos atingiu os 51,5 milhões - um crescimento de 45,2%.
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Mesmo com os desafios de logística e envio, também houve um aumento significativo no volume de transações de produtos. O Mercado Envios conseguiu enviar 157,5 milhões de itens durante o trimestre, representando um crescimento de 124,2% em relação ao ano anterior.
E, por fim, o volume total de pagamentos fora da plataforma do Mercado Livre (Mercado Pago) cresceu 92,1% em dólar e 174,7% em moeda constante com relação ao ano anterior. Foram alcançados US$ 6,1 bilhões em transações e 280,7 milhões de pagamentos.
Mais de 90% dos 11 mil funcionários do Mercado Livre na América Latina seguem trabalhando em regime de home office, com exceção das equipes de logística.