A Google resolveu descontinuar o Google Play Music substituindo o aplicativo pelo YouTube Music. A decisão, segundo conta a empresa em seu blog oficial foi tomada após ouvir o feedback dos usuários, ficando claro a preferência do app do YouTube. Mas a mudança ainda levará um tempo para ocorrer, até dezembro de 2020 o Google Play Music continuará sendo o aplicativo padrão para músicas. Este será o período para que as pessoas transfiram suas playlists para o YouTube Music, comenta a nota oficial da companhia no blog.
Gboard 9.7 para Android terá suporte para o
Google Assistente com botão dedicado
Quem prefere o Google Play Music precisa ficar atento, já que a Google disse que "os usuários não poderão mais utilizar o aplicativo" após o período. Playlists, uploads, compras, curtidas e outros dados que possam estar sincronizados com o app antigo devem ser salvos neste período. "Os usuários que desejam transferir suas bibliotecas de música do Google Play Music para o YouTube Music podem fazê-lo até dezembro de 2020, após esse prazo suas bibliotecas do Google Play Music não estarão mais disponíveis." - nota oficial da equipe YouTube.
Outro ponto importante anunciado, é que os usuários não poderão mais fazer compras de músicas ou fazer upload e download do Google Play utilizando o Music Manager, é necessário utilizar a ferramenta de transferência. Essa é uma das opções para fazer a transferência das compras para o YouTube Music, além desta, o usuário também pode utilizar o Google Takeout para exportar dados e baixar as músicas compradas e enviadas. Após o fechamento da Music Store, ainda será possível fazer envio de faixas compradas para o YouTube Music.
O time YouTube também aproveitou para reforçar os destaques do aplicativo do aplicativo de música, explicando que passou por diversas melhorias nos últimos meses, incluindo: novo design da página do player, aba Explorar, Android TV e até Google Maps. No Android TV o app foi lançado, mas recebido com diversas críticas, saiba mais na notícia.
Fonte: YouTube