O mês de agosto, além de marcar o dia dos pais, vai simbolizar também as chuvas de meteoros neste ano. Começando hoje, dia 9 de agosto, será possível observar aqui do Brasil alguns desses fenômenos acontecendo em pelo menos três momentos diferentes. São chuvas de meteoros que tiveram seus pontos altos no final de julho, mas continuarão visíveis ainda ao longo do mês.
Conforme explica a Revista Planeta, chuvas de meteoros ganham seu nome com base em onde se encontra seu ponto radiante. O ponto radiante é o lugar de onde os meteoros parecem se originar quando são observados. Isso resulta em vários nomes que parecem prontos para aparecerem na série Harry Potter também.
A primeira chuva que poderemos ver por aqui acontece hoje mesmo, dia 9. O melhor horário para começar sua observação vai ser por volta das 23h, mas ela deve continuar visível até a madrugada de amanhã, dia 10. Tendo seu ponto radiante na constelação Peixe Austral, essa ganha o nome Piscis Austrinídeos.
Depois temos chuvas que poderão ser observadas até o dia 15 e até o dia 23. A primeira se origina em um cometa, em Capricórnio, ganhando o nome Alfa-Capricornídeas, enquanto a segunda sai de Aquário, ficando com o nome de Delta-Aquarídeas e também se originando num cometa.
Por fim teremos a Perseidas, que também tem origem num cometa, chamado Swift Turtle. O nome da chuva de meteoros vem da constelação onde está o astro celeste, a Perseu, e ela deve ficar visível até o dia 24 de agosto. Diferente das outras, que tiveram seus auges no mês passado, as Perseidas terão sua atividade máxima neste mês, no dia 12. Mas nem tudo são boas notícias, porque esse ponto alto não poderá ser visto a olho nu aqui do Brasil, uma vez que vai acontecer durante a manhã, entre as 10h e 13h.
Fonte: Revista Planeta