O fim de uma era: Huawei Mate 40 será o último celular com processador Kirin
Créditos: Gizmochina

O fim de uma era: Huawei Mate 40 será o último celular com processador Kirin

Restrições impostas pelos Estados Unidos impedem que a empresa continue a fabricação

A Huawei confirmou o lançamento do Mate 40, também confirmou que o smarpthone topo de linha virá equipado com o Kirin 9000, o mais poderoso da linha fabricado até então. O celular terá suporte a conexão 5G, processamento com auxilio de AI, uma poderosa GPU e também uma NPU.

Mas há um grande porém: este será o último aparelho da empresa a vir com processador Kirin. Em uma apresentação durante o China Information Technology Summit 2020, Yu Chengdong, chefe de negócios de consumo da Huawei, conta que o hardware simplesmente não pode ser fabricado a partir do dia 15 de Setembro.

A data faz parte do ultimato estabelecido pelo governo Trump, que acusa a Huawei e outras empresas chinesas de espionagem e de disputarem de maneira desleal no mercado internacional. Com a Huawei dentro da lista negra do governo dos EUA, empresas americanas não podem fazer negócio com ela, o que corta a relação da marca de smartphones com a TSMC, que até então cuidava da fabricação dos chips Kirin.

Renderizações do Huawei Mate 40 mostram
câmeras traseiras em um grande módulo circular

Ainda não ficou claro como a Huawei segue a partir de agora com seus topos de linha, mas será interessante ver como ela fará para se virar com outros fornecedores. que estão no mercado. Rumores que surgiram nos últimos meses apontam que uma parceria será firmada com a MediaTek, o que faz todo sentido, já que sua submarca Honor já está fazendo negócios com a fabricante.

Entre outras novidades, Yu Chengdong conta que a Huawei teve um volume de remessas de 105 milhões de celulares ao redor do mundo no primeiro semestre de 2020, o que gerou faturamento de 255,8 bilhões de iuanes, algo por volta de R$200 bilhões. Segundo o representante, a marca poderia ter ultrapassado facilmente a Samsung se não fossem os limites impostos pelo governo dos EUA.

Via: Gizmochina, AndroidAuthority
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.