Túneis formados por lava podem servir de moradia em Marte, dizem cientistas
Créditos: Pixabay

Túneis formados por lava podem servir de moradia em Marte, dizem cientistas

Estruturas oferecem proteção à radiação, micrometeoritos e mudanças bruscas de temperatura

O ser humano está cada vez mais perto de uma colonização de Marte, enquanto alguns ainda duvidam desta possibilidade, cientistas começam a estudar profundamente como será nossa habitação no planeta. Em um estudo recente, um grupo de pesquisadores chegou à conclusão de que a melhor alternativa para morar no planeta vermelho seria ocupar as tubulações formadas após o ressecamento de lava dos vulcões.

Astronautas da NASA farão primeira
reentrada por amaragem em 45 anos neste sábado

 

A pesquisa foi conduzida pelo astrofísico e cientista planetário Antonio Paris e teve a particiapção ainda do antropólogo e médico Evan Davies, a cientista ambiental Carly Zahniser e o geólogo Laurence Tognetti. A equipe foi financiada pelo Center for Planetary Science e analisou cerca de 1500 imagens capturadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) para procurar locais propícios para moradia. As fotografias analisadas foram obtidas através da sonda Odysey Mars, da NASA, que começou a operar em 2001 na superfício de Marte.

Por que as tubulações funcionam?

Os tubos de lava se formam durante a erupção de vulcões e formam crateras com paredes internas reforçadas. Assim que o material resfria, um espaço protegido e vazio é formado. A conclusão é de que é mais fácil adaptar esses ambientes do que morar em naves ou construções na superfície.

A principal preocupação das equipes está nos micrometeoritos, na radiação existente em Marte e o impacto que pode ter nos primeiros astronautas exploradores. A BBC conta em reportagem algumas medidas que estão sendo pensadas para proteger pessoas da radiação, como criar pequenos campos de força em naves.

Neste sentido, os túneis formados em Marte, sobretudo na região do vulcão Hadriacus Mons, podem oferecer o que precisamos para ter algum tipo de proteção. Após serem fechados, serem pressurizados e aquedicos, podem ser tudo o que precisamos para começar a firmar moradia.

Fonte: BBC, CNET
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.