O site Buzzfeed dos Estados Unidos relatou recentemente que durante os últimos dois meses os algoritmos do Instagram teriam favorecido de maneira significativa o conteúdo gerado para a campanha de reeleição do atual presidente do país Donald Trump. De acordo com a apuração do site, o algoritmo mostrou mais conteúdo da marca Trump nas pesquisas de tags. Além disso, esse conteúdo teria sido extremamente positivo para a campanha, sem quase nenhuma crítica ou publicação de conotação negativa nas pesquisas.
Aparentemente, isso ocorreu por causa de um bug na plataforma. Entenda abaixo:
Instagram anuncia Reels para 50 países; recurso deverá compet...
Atualmente, TikTok corre risco de ser banido dos EUA
O Buzzfeed fez no início desta semana uma pesquisa de tags específicas para #JoeBiden (candidato democrata), que mostrou cerca de 390.000 posts na plataforma. Junto a esses resultados, também apareceram um número significativo de publicações de threads pró-Trump, como # trump2020landslide e #democratsdestroyamerica, e "anti-Biden". Uma pesquisa semelhante por #DonaldTrump mostrou cerca de 7 milhões de posts, com praticamente nenhum resultado vindo de tags "anti-Trump".
De acordo com a organização Tech Transparency Project, que notou isso pela primeira vez, esses resultados estariam aparecendo desde pelo menos o mês de junho. "O que vimos com as hashtags relacionadas a Biden é que há muitas coisas "ofensivas" que parecem estar beneficiando o presidente Trump", disse Katie Paul, presidente da organização, ao Buzzfeed.
Segundo uma publicação de Ryan Mac, repórter do Buzzfeed dos EUA, o Instagram teria "prevenido" que buscadores pelas hashtags de Trump vissem conteúdo negativo".
Um porta-voz do Instagram esclareceu o resultado das pesquisas como um bug e disse que outras hashtags não políticas, como #menshair e #artofdrinks também foram impactadas de maneira semelhante. "Um erro técnico fez com que várias hashtags não mostrassem hashtags relacionadas", explicou o porta-voz em comunicado oficial. "Desativamos esse recurso enquanto investigamos", completou.
Aplicativo de mensagens ToTok é acusado de ser uma ferramenta...
The New York Times diz que o aplicativo de mensagens é na verdade uma ferramenta de espionagem dos Em...
Esta não é a primeira vez que uma rede social é acusada de favorecer um lado político durante eleições (mesmo que seja culpa dos algorítimos). No ano passado, por exemplo, o Facebook foi acusado de "promover conteúdo liberal" nos Estados Unidos.
Via: Engadget Fonte: Buzzfeed, Tech Transparency Project,