Doug Hurley e Bob Behnken, astronautas da NASA que retornaram recentemente de uma importante missão espacial, contam que passaram trotes à equipe da agência enquanto aguardavam pelo resgate após o "splashdown", quando a cápsula atinge o mar no retorno ao planeta.
A dupla pousou no Golfo do México no dia 2 de agosto, concluindo a última etapa da missão Demo-2. Ficaram por horas presos na Crew Dragon, cápsula da nave espacial da SpaceX.
Segundo eles, esta foi uma forma de fazer passar o tempo. "Cinco horas atrás, estávamos nos movimentando em uma espaçonave, fazendo trotes telefônicos por satélite para quem pudéssemos encontrar", contou Doug Hurley em uma entrevista coletiva.
Missão Mars 2020 da NASA leva mais câmeras
do que qualquer outra missão interplanetária
Nas redes sociais, funcionários da NASA revelam como foram as chamadas. Anthony Vareha compartilha que ouviu o seguinte quando atendeu ao telefonema; "Oi, aqui Doug e Bob e nós estamos no oceano." Vareha disse ter respondido "Sim, eu estou vendo".
Continua após a publicidade
Este é um marco importante para a NASA, algo que cria certo otimismo para suas próximas missões espaciais.
Pela primeira vez desde 2011, a empresa envia astronautas à ISS (estação Espacial Internacional) utilizando uma nave americana.
Isso foi possível através de um acordo com a SpaceX, que agora é a principal responsável por levar astrounautas da NASA à estação. O valor combinado gira em torno de U$2,6 bilhões.
Via: Futurism Fonte: NY Times