WhatsApp lança nova ferramenta para ajudar usuários a detectar notícias falsas
Créditos: Reprodução/Neowin.net

WhatsApp lança nova ferramenta para ajudar usuários a detectar notícias falsas

Ferramenta 'Pesquisar na internet' já está disponível para os usuários com a versão mais recente do WhatsApp

Como parte de seus esforços para reduzir a disseminação de notícias falsas, o WhatsApp já limita o encaminhamento de mensagens que não foram criadas por quem as enviou. Agora o aplicativo de mensagens ganhou uma nova ferramenta que permite que o usuário pesquise na Web para saber se uma notícia recebia é verdadeira ou não.

07/04/2020 às 10:46
Notícia

WhatsApp passa a limitar o encaminhamento de certas mensagens

Não será mais possível encaminhar mensagens com "setas duplas" para mais de um chat por vez

De acordo com o anúncio no blog do WhatsApp, a nova ferramenta “Pesquisar na internet” ainda está em fase de testes e permite que usuários cliquem no pequeno ícone da lupa ao lado de um link para que eles possam encontrar informações rapidamente.

No exemplo visto na imagem abaixo, o usuário recebeu um link com uma notícia dizendo que beber água fervida com alho pode curar uma pessoa com COVID-19. Ao clicar no pequeno ícone com a lupa e depois em Pesquisar na internet, o usuário pode encontrar informações que confirmam que a notícia é falsa:

WhatsApp lança nova ferramenta para ajudar usuários a detectar notícias falsas
Reprodução/Blog do WhatsApp
 

A nova ferramenta já está disponível para os usuários com a versão mais recente do WhatsApp para Android, iOS, Web e Desktop no Brasil e em países como Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido.

O combate à disseminação de notícias falsas através do WhatsApp não é algo recente. Em 2018 o aplicativo recebeu um recurso que restringia quantas vezes uma mensagem poderia ser encaminhada para outros usuários. Depois de cerca de seis meses em testes, os responsáveis pelo aplicativo decidiram restringir o encaminhamento de mensagens a cinco conversas por vez. Isso reduziu o encaminhamento de mensagens em 25%.

Com a pandemia de Coronavírus afetando vários países, dar aos usuários a capacidade de verificar rapidamente as informações recebidas pelo aplicativo é muito importante. Várias teorias falsas já se espalharam amplamente, incluindo a falsa crença de que o 5G ajuda espalhar o Coronavírus.

Via: Neowin.net Fonte: Blog do WhatsApp
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.