Índice do Artigo

Drones

Um drone pode derrubar um avião? Veja colisão de drone em aeromodelo

Um teste realizado na Hungria mostrou os impactos de colisões entre as aeronaves

Um drone pode derrubar um avião? Veja colisão de drone em aeromodelo
Créditos: Reprodução/ Krisztián Jankai / HIFLYZONE

Os pilotos de drones já sabem: é estritamente proibido levantar voo em áreas onde há a possibilidade de atingir aeronaves tripuladas. Apesar de saber que isso é extremamente perigoso, é necessário realizar simulações para se ter dimensão dos impactos. É isso que alguns pesquisadores da Hungria estão fazendo. Vários voos testes, em ambientes monitorados e controlados, mostraram os danos que a irresponsabilidade pode causar.

O desenvolvimento desses testes foi gravado e publicado no YouTube. Para isso foi usado um avião Antoniv AN-2, construído na Rússia. Vale ressaltar que essa aeronave possui um porte médio e é fabricada para resistir a diversos fatores. Alguns comentários no vídeo dizem que a “aeronave é como um tanque”. Você pode conferir o vídeo abaixo:

YouTube video

Esses testes são bem próximos a situações reais. É possível que, em outros cenários, onde o avião estiver em maior velocidade, esteja mais carregado ou seja uma opção menor e com a construção mais frágil, algo mais grave poderia ter acontecido.

Várias colisões são realizadas. É possível perceber que nada de muito sério aconteceu. Lembrando que os testes estavam sendo realizados com o máximo de segurança que foi possível, para evitar tragédias. 

“Embora os danos ao AN-2 pareçam superficiais, ainda levaria várias horas para reparar a retirada dessa aeronave de serviço. É mais provável que uma aeronave desse tamanho receba danos superficiais se atingir um drone, mas existe o potencial de causar danos catastróficos (em aeronaves menores)”
– Joe Morales, usuário do YouTube

Um modo mais seguro de realizar esses testes é dentro do laboratório. São nesses ambientes que aeronaves diferentes passam por cenas que poderiam acontecer no mundo real. Assim é possível mostrar possíveis danos que poderiam acarretar em colisões reais. 

Em outras pesquisas realizadas em laboratórios, colisões de drones e aeronaves se mostraram muito perigosas. Um dos testes mais famosos feitos foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Universidade de Dayton. Os envolvidos no projeto dispararam um Phantom 2, na direção da asa de uma aeronave Mooney M20. Os resultados obtidos podem ser vistos no vídeo abaixo.

YouTube video

Via: DroneDJ