Windows 10 está completando cinco anos no mercado
Créditos: Reprodução/ Mundo Conectado

Windows 10 está completando cinco anos no mercado

Sistema operacional revolucionou o modo de lançamentos da Microsoft

Leitura Rápida

  • O Windows 10 está completando cinco anos no mercado
  • O Sistema Operacional passou por uma série de atualizações desde seu lançamento
  • Ele foi o marco de tornar o Windows como um serviço

O Windows 10 completou cinco anos de lançamento. A Microsoft introduziu a primeira versão do Sistema Operacional (SO) em 29 de julho de 2015, oficialmente, já que o sistema estava em testes desde 2014. Desde então, diversas atualizações e novidades aconteceram. 

Os updates são, justamente, a marca desse novo modelo introduzido pela gigante de softwares. Até a versão 10 ser apresentada, o Windows passava por atualizações gerais, a cada três anos. A partir de 2015 isso foi alterado, o SO agora foi considerado como um serviço, onde os usuários recebem novidades constantes, sem precisar efetuar a compra de um grande sistema, totalmente novo. 

27/07/2020 às 08:50
Notícia

Windows 10 pode ter menos atualizações por ano, liberando des...

Apresentado em 2019, o Windows 10X deve ser lançado no primeiro semestre de 2021

Isso significa que a Microsoft não precisa competir com ela mesma, uma vez que alguns sistemas antigos superavam os usuários dos novos. Levou bastante tempo para que o número de clientes ativos do Windows 10 superasse o do Windows 7, por exemplo.

Os suportes para as versões antigas estão sendo desativados aos poucos, mantendo o foco unicamente na opção mais recente. Com a equipe mantendo seus esforços em uma plataforma única, isso ajuda a tornar o sistema mais eficiente, usual e completo. 

A aparência evoluiu, mudou e se adequou as novas necessidades. A compatibilidade aos smartphones também cresceu, trazendo uma integração maior. O navegador Edge passou por uma grande atualização, que o tornou mais moderno e com a usabilidade maior. 

Esse novo método implementado pela Microsoft trouxe consigo uma série de problemas. São raras as grandes atualizações que não trazem algum "efeito colateral" para os seus usuários. Vários problemas são identificados com os novos updates, muitos devido ao grande fluxo que a empresa se propôs a entregar.

Continua após a publicidade

Recentemente houve uma grande alteração no sistema de entrega das novidades, principalmente nos Windows Insider - programa de usuários Beta da empresa -, que redefiniu uma série de funções. A empresa mencionou que viu que o grande problema estava na preocupação de entregar as novidades o mais rápido possível.

É esperado que essa nova fase do Windows 10 traga mais estabilidade ao sistema. Novidades são aguardadas na interface, na assistente Cortana, além de várias modificações no Edge. A Microsoft também anunciou que está trabalhando no Windows 10X, que será voltado para usuários que trabalham em duas telas. 

Via: Neowin
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.