App Coronavírus-SUS vai enviar notificação quando um novo caso próximo for registrado
Créditos: Reprodução/ Folha PE

App Coronavírus-SUS vai enviar notificação quando um novo caso próximo for registrado

Ministério da Saúde fez parceria com Google e Apple para desenvolver a tecnologia

Leitura Rápida

  • O app Coronavírus-SUS está começando a enviar notificações para os usuários quando um novo caso próximo foi registrado
  • A pessoa que receber o resultado positivo deve cadastrar a informação, de forma voluntária e anônima no app
  • A novidade já está disponível para smartphones Android e deve chegar nos próximos dias para iOS

O governo federal anunciou uma nova funcionalidade no aplicativo Coronavírus-SUS. Agora ele vai enviar uma notificação quando um novo caso for confirmado em uma localidade próxima a sua. Assim, o cidadão vai ter a informação que uma pessoa contaminada está próxima.

Coronavírus-SUS Play Store (Google Android)
Coronavírus-SUS App Store (iOS Apple)

A mesma função já estava sendo feita, via SMS, por alguns municípios e governos de estados. De acordo com o CEP da pessoa, uma mensagem de texto era enviada falando que um novo caso próximo foi identificado. Essa nova função do app fará o mesmo.

O objetivo não é expor pessoas que foram contaminadas, mas sim alertar que há casos próximos e que é necessário aumentar, ainda mais, as medidas preventivas. Esse é um movimento para nutrir as pessoas com informações oficiais, evitando a desinformação. 

Diferente do que muitos estados estão fazendo, o envio dessas informações é feito de forma voluntária. Se uma pessoa receber a confirmação pelo teste, ela cadastra a informação no aplicativo, de forma anônima. O cidadão gera um Token, emitido pelo Ministério da Saúde, juntamente com a validação do seu exame (PCR ou sorológico). Os dados são cruzados e validados, para evitar informações falsas.

Continua após a publicidade

Alguns estados estão solicitando o CEP do paciente quando o exame é feito. Assim, se ele for positivo, os cadastrados no sistema recebem uma SMS, informando que há um novo caso próximo a sua residência, geralmente em um raio de 200m. Já no App Coronavírus-SUS, a pessoa envia se quiser. Isso significa que podem haver mais casos do que o registrado pelo app.

Para os dispositivos Android, a função já está disponível e já pode ser usada. Já para os aparelhos com iOS, essa atualização ainda está sendo finalizada, mas deve estar disponível nos próximos dias. 

Fonte: Saude.gov
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Samsung Q80T vs. LG NANO90: Confira qual a melhor TV em JOGOS, FILMES e ESPORTES?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.