Microsoft diz que pretende fechar acordo para compra do TikTok até 15 de setembro
Créditos: Reprodução/Lionel Bonaventure/AFP/Getty Images

Microsoft diz que pretende fechar acordo para compra do TikTok até 15 de setembro

Aquisição significa que a Microsoft seria dona e operaria o TikTok nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália

A Microsoft confirmou recentemente que está em negociações com a ByteDance para comprar o TikTok. A empresa disse que o CEO Satya Nadella discutiu o assunto com o presidente Donald Trump, e que planeja fechar um acordo até 15 de setembro.

A aquisição significa basicamente que a Microsoft seria dona e operaria o TikTok nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. A empresa também acrescentou que pode trazer outros investidores americanos como partes interessadas minoritárias.

02/08/2020 às 15:06
Notícia

Microsoft teria colocado em espera negociações para compra do...

Decisão teria sido tomada após Trump se opor à aquisição

"A Microsoft aprecia plenamente a importância de abordar as preocupações do presidente", disse a empresa. "A empresa está comprometida em adquirir o TikTok, sujeito a uma revisão completa de segurança, e a fornecer benefícios econômicos adequados aos Estados Unidos, incluindo o Tesouro dos Estados Unidos".

O TikTok se viu em apuros depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou preocupações sobre o aplicativo coletando dados sobre cidadãos americanos e a ameaça que ele representa para a segurança nacional. A ByteDance, responsável pelo aplicativo, até agora não teve sucesso em fazer um acordo com o governo dos EUA e por isso uma solução alternativa foi proposta – a Microsoft poderia adquirir o TikTok.

Se a Microsoft conseguir negociar com sucesso um acordo de aquisição com a ByteDance, a empresa diz que adicionará "proteções de segurança e privacidade de classe mundial" à experiência do TikTok. Vale desatacar que sempre há a chance de as discussões não avançarem. Isso é verdade para qualquer aquisição de alto perfil, mas este acordo é particularmente “estranho”, uma vez que parece estar vindo a mando de um presidente que falou em banir o TikTok.

Microsoft diz que pretende fechar acordo para compra do TikTok até 15 de setembro
Reprodução/Getty Images

Se as negociações avançarem, a Microsoft poderia adicionar alguma estabilidade ao aplicativo nos Estados Unidos, onde a ByteDance tem sido criticada por ter supostos laços com o governo chinês. O TikTok rebateu vigorosamente as alegações de que estava sob o domínio da China, e disse que recusaria quaisquer solicitações de dados de usuários do país. A aquisição também pode ser uma boa notícia para o Facebook, que está planejando lançar seu próprio concorrente TikTok em breve.

Continua após a publicidade

A Microsoft também diz que pretende "garantir a transparência" aos usuários do TikTok, ao mesmo tempo em que mantém a "supervisão de segurança apropriada" pelos governos onde ela operaria o aplicativo. A empresa de Redmond também afirma que manterá dados privados de usuários americanos do TikTok dentro do país e garantirá que seus dados existentes fora dos EUA sejam excluídos.

Atualmente o braço americano do TikTok é avaliado entre US$ 15 e US$ 30 bilhões. 

Via: Engadget, GSMArena Fonte: Microsoft
User img

Fabio Rosolen

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.