Google está trazendo aplicativos do Windows para Chromebook
Créditos: Reprodução/ The Verge

Google está trazendo aplicativos do Windows para Chromebook

Os desenvolvedores deram detalhes a respeito das novidades

Leitura Rápida

  • A Google confirmou que irá cópia completa do Windows para que você possa executar o sistema operacional em conjunto com o Chrome OS
  • Isso será válido para os usuários corporativos do Chromebook
  • Ainda não foi revelado a data de lançamento, mas foi confirmado que será ainda este ano

A Google já havia revelado que os Chromebooks - notebooks que executam o sistema Chrome OS -, terão algumas adições de aplicativos Windows. Isso vale apenas para as versões corporativas com o sistema, pelo menos a princípio. Recentemente a equipe de desenvolvimento responsável deu mais detalhes a respeito das novidades. 

Segundo Cyrus Mistry, gerente de produto do grupo para o Chrome OS, o Parallels inicializa uma cópia completa do Windows para que você possa executar o sistema operacional em conjunto com o Chrome OS. O sistema operacional da Google para desktop vai poder redirecionar os tipos de arquivos suportados do Windows para a instância do Parallels Desktop.

No início será necessário executar o sistema completamente. Apesar disso, Mistry diz que no futuro os usuários não vão precisar acionar todos os arquivos, mas sim apenas os que forem necessários para o seu uso. 

O mesmo já ocorre com o sistema operacional Mac OS, desenvolvido pela Apple. A empresa permite que seus usuários executem alguns aplicativos do Windows, como se eles fossem nativos do sistema da empresa da maçã. Parece que a Google deve adicionar a função de forma semelhante. 

14/01/2020 às 17:29
Notícia

Versão de testes do Chrome OS 80 introduz o suporte para nave...

Recurso ainda é experimental e pode apresentar problemas de compatibilidade com alguns aplicativos

Mistry informa ainda que a Google pesquisou uma opção de inicialização dupla do Windows para os Chromebooks. Apesar de ser considerada uma opção, ela foi descartada por questões de segurança relacionadas ao processo de inicialização. Segundo o gerente de produto, o Parallels oferece "o melhor dos dois mundos". Além disso, também "disponibiliza aos usuários uma experiência perfeita na qual eles podem entrar e sair rapidamente."

Segundo o site The Verge, as empresas parceiras podem agrupar o Parallels Desktop com Chromebooks corporativos. Já os administradores de TI podem habilitar o acesso a função para Chromebooks inscritos no Chrome Enterprise Upgrade. Mais informações estão disponíveis aqui.

Continua após a publicidade

O gerente de produto não cita um possível preço, ou uma data para o lançamento oficial. Apesar disso, já sabe que será necessário ter um Chromebook moderno, desenvolvido para atender o mercado corporativo, para usar as funções Parallels Desktop. Também foi confirmado que o sistema estará disponível para empresas ainda este ano. A Google criou uma página para que as partes interessadas entrarem em contato.

Via: XDA-Developers, The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.