Dois astronautas da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) dos Estados Unidos vão promover a primeira reentrada por amaragem em 45 anos neste sábado, dia 1º de agosto. Essa técnica de retorno à Terra diz respeito a pousar uma nave espacial sobre uma superfície líquida, com sustentação através de paraquedas.
Missão Mars 2020 da NASA leva mais câmeras do que qualquer ou...
Rover Perseverance foi lançada ao espaço no dia 30 de julho e possui um total de 19 câmeras
Para isso, a agência espacial estadunidense vai utilizar uma cápsula comercial produzida pela SpaceX, numa missão que ficou conhecida como Demo-2. Os astronautas se chamam Robert Behnken e Douglas Hurley, e vão sair da Estação Espacial Internacional às 20h30, no horário de Brasília.
Quer dizer, isso se os operadores da NASA decidirem prosseguir com a missão. Afinal, o pouso está programado para acontecer na costa da Flórida amanhã, dia 2 de agosto – mas os planos são ameaçados pela movimentação do Furacão Isaías. No momento, a atividade dos ventos está sendo monitorada pela agência.
De acordo com o Guardian, a última vez que astronautas pousaram no oceano foi em julho de 1975, durante uma missão Apollo. Desde então, todas as missões vindas do espaço têm, pousado em terra firme, normalmente através de ônibus espaciais da NASA ou de cápsulas Soyuz da Roscosmos, a Agência Espacial Federal Russa.
Confira como assistir o raro evento, que utilizará cápsula produzida pela SpaceX
Fonte: NASA
O pouso por amaragem é o último passo na missão de teste do sistema de voos humanos espaciais da SpaceX. Ela já passou por dois dos quatro grandes testes de aplicação, incluindo o lançamento e a acoplagem na Estação Espacial Internacional. Agora, falta a cápsula da empresa de Elon Musk passar pelos testes de amaragem e de recuperação.
Vale lembra que o CEO da SpaceX disse que o retorno pode ser mais perigoso do que a decolagem – a declaração foi proferida numa coletiva de imprensa depois promovida após o lançamento da cápsula em maio de 2020. "Nós precisamos trazê-los em segurança de volta para a casa, e garantir que estamos fazendo de tudo para minimizar o risco da reentrada", declarou Musk.
Para assistir à reentrada, basta acessar o canal oficial da NASA no YouTube a partir das 18h15, no horário de Brasília, de hoje, dia 1ª de agosto de 2020. A agência espacial vai mostrar desde a despedida dos astronautas de seus colegas até o final do processo, que envolverá o pouso no oceano perto da Flórida. Robert Behnken e Douglas Hurley vão sair da estação espacial às 20h34.
Via: The Guardian Fonte: NASA