Astronautas da NASA farão primeira reentrada por amaragem em 45 anos neste sábado
Créditos: NASA

Astronautas da NASA farão primeira reentrada por amaragem em 45 anos neste sábado

Confira como assistir o raro evento, que utilizará cápsula produzida pela SpaceX

Dois astronautas da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) dos Estados Unidos vão promover a primeira reentrada por amaragem em 45 anos neste sábado, dia 1º de agosto. Essa técnica de retorno à Terra diz respeito a pousar uma nave espacial sobre uma superfície líquida, com sustentação através de paraquedas.

31/07/2020 às 10:58
Notícia

Missão Mars 2020 da NASA leva mais câmeras do que qualquer ou...

Rover Perseverance foi lançada ao espaço no dia 30 de julho e possui um total de 19 câmeras

Para isso, a agência espacial estadunidense vai utilizar uma cápsula comercial produzida pela SpaceX, numa missão que ficou conhecida como Demo-2. Os astronautas se chamam Robert Behnken e Douglas Hurley, e vão sair da Estação Espacial Internacional às 20h30, no horário de Brasília.

Quer dizer, isso se os operadores da NASA decidirem prosseguir com a missão. Afinal, o pouso está programado para acontecer na costa da Flórida amanhã, dia 2 de agosto – mas os planos são ameaçados pela movimentação do Furacão Isaías. No momento, a atividade dos ventos está sendo monitorada pela agência.

De acordo com o Guardian, a última vez que astronautas pousaram no oceano foi em julho de 1975, durante uma missão Apollo. Desde então, todas as missões vindas do espaço têm, pousado em terra firme, normalmente através de ônibus espaciais da NASA ou de cápsulas Soyuz da Roscosmos, a Agência Espacial Federal Russa.


Fonte: NASA

O pouso por amaragem é o último passo na missão de teste do sistema de voos humanos espaciais da SpaceX. Ela já passou por dois dos quatro grandes testes de aplicação, incluindo o lançamento e a acoplagem na Estação Espacial Internacional. Agora, falta a cápsula da empresa de Elon Musk passar pelos testes de amaragem e de recuperação.

Vale lembra que o CEO da SpaceX disse que o retorno pode ser mais perigoso do que a decolagem – a declaração foi proferida numa coletiva de imprensa depois promovida após o lançamento da cápsula em maio de 2020. "Nós precisamos trazê-los em segurança de volta para a casa, e garantir que estamos fazendo de tudo para minimizar o risco da reentrada", declarou Musk.

Continua após a publicidade

Para assistir à reentrada, basta acessar o canal oficial da NASA no YouTube a partir das 18h15, no horário de Brasília, de hoje, dia 1ª de agosto de 2020. A agência espacial vai mostrar desde a despedida dos astronautas de seus colegas até o final do processo, que envolverá o pouso no oceano perto da Flórida. Robert Behnken e Douglas Hurley vão sair da estação espacial às 20h34.

Via: The Guardian Fonte: NASA
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.