Missão Mars 2020 da NASA leva mais câmeras do que qualquer outra missão interplanetária
Créditos: Reprodução/NASA

Missão Mars 2020 da NASA leva mais câmeras do que qualquer outra missão interplanetária

Rover Perseverance foi lançada ao espaço no dia 30 de julho e possui um total de 19 câmeras

A missão Mars 2020 foi lançada com sucesso pela NASA no dia 30 de julho. Esta missão tem como objetivo levar o rover Perseverance até p planeta Marte para procurar por sinais de vida antiga, coletar amostras de solo para um potencial retorno à Terra e fornecer uma melhor visão da superfície marciana.

30/07/2020 às 11:32
Notícia

Veja como conferir o lançamento do NASA Mars 2020 - vídeo

O rover Perseverance está sendo enviado para Marte nesta quinta-feira

Entre dezenas de outros equipamentos, a NASA diz que o rover Perseverance conta com um total de 19 câmeras - um recorde - que "fornecerão imagens da paisagem marciana em detalhes de tirar o fôlego". Outras quatro câmeras adicionais a bordo de outras partes da espaçonave serão usadas para entrada, descida e pouso. Essas câmeras adicionais potencialmente permitirão que os engenheiros tenham uma visão em alta definição do processo de pouso depois que o rover pousar com segurança em Marte, de acordo com informações da NASA.

A NASA explicou como cada uma das câmeras a bordo do rover Perseverance será usada:

19 câmeras no rover:
9 para engenharia (cor); 3 para entrada, descida e pouso (1 preto e branco dedicada à navegação em relação ao terreno e 2 em cores para o engajamento público e reconstrução de engenharia de entrada, descida e pouso); 2 para Mastcam-Z (cor com zoom); 1 para SuperCam (cor); 2 para SHERLOC (cor); 1 para PIXL (preto-e-branco com alguns recursos de cor); e 1 para MEDA (preto e branco).

3 câmeras na concha traseira:
Todas com suporte para cores e voltadas para cima para capturar a inflação do paraquedas durante a descida.

1 câmera no estágio de descida:
Com suporte para cores, voltada para baixo para visualizar o rover de cima.
 


Visão geral dos instrumentos no rover Perseverance
(Reprodução/NASA)

Pegando carona com o rover Perseverance está o Ingenuity, o Helicóptero de Marte, que a NASA espera ser "o primeiro objeto voador em outro mundo". O helicóptero de 1,8kg é a demonstração tecnológica desta missão, que é um experimento separado projetado para testar a tecnologia interplanetária. O UAV (ou veículo aéreo não tripulado) possui duas hélices de fibra de carbono de 1,2m que girarão a cerca de 2.400 RPM em contra-rotação — o que é cerca de oito vezes mais rápido do que as hélices giram em um helicóptero padrão aqui na Terra.

Embora o Ingenuity seja um experimento separado da missão Mars 2020 com o rover Perseverance, o helicóptero conta com duas câmeras a bordo: uma câmera com suporte para cores com "uma visão oblíqua para imagens de terreno" e uma câmera em preto e branco para navegação.

Continua após a publicidade


Ingenuity, o Helicóptero de Marte
(Reprodução/NASA)

Assim como fez em outras missões à Marte, a NASA planeja disponibilizar publicamente para download imagens em formato RAW e imagens processadas no site da missão. O rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity devem pousar em marte em 18 de fevereiro de 2021, com a missão primária tendo uma duração de pelo menos um ano marciano (ou 687 dias na Terra). Mais informações sobre a missão Mars 2020 podem ser encontradas em mars.nasa.gov/mars2020.

Missão Mars 2020 da NASA leva mais câmeras do que qualquer outra missão interplanetária
Reprodução/NASA

Fonte: Digital Photography Review
User img

Fabio Rosolen

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.