Governo determina que TVs brasileiras tenham DTV Play a partir de 2021
Créditos: Reprodução/Clinical Advisor

Governo determina que TVs brasileiras tenham DTV Play a partir de 2021

Fabricantes devem adotar o recurso de interatividade do padrão de TV digital aberta brasileira

O governo do Brasil determinou que TVs produzidas no país deverão ter o recurso DTV Play a partir de 2021. Na terça-feira (28), foi alterado o Processo Produtivo Básico (PPB) para televisores com tela de cristal líquido produzidos em zona nacional com conexão à internet. A nova regra começa a valer no ano que vem para itens da Zona Franca de Manaus.

A portaria divulgada pelo Ministério, portaria Interministerial nº 40, determina que,
a partir de 2021, os televisores tenham o DTV Play (Perfil D do Ginga),
recurso de interatividade do padrão de TV digital aberta brasileira.

Agora, as fabricantes de televisores deverão colocar o perfil D do middleware Ginga em seus produtos, conhecido como DTV Play. A inovação será incluída nas TVs e identificadas por um logo específico que servirá para indicar que o aparelho já possui a nova tecnologia. Aplicativos para o perfil D do Ginga permitirão uma nova forma de interação dos telespectadores com o conteúdo disponibilizado pelas emissoras, tanto via broadcast como broadband. Entre os benefícios, os consumidores poderão acessar os aplicativos, sem saírem do ambiente da TV aberta.

No próximo ano, 30% dos televisores terão que ter o Perfil D do Ginga (DTV Play) embarcados. Até 2023, a expectativa é que 90% tenham a tecnologia.

Com o DTV PLay, televisores podem acessar aplicativos e ter mais interatividade com a programação da TV aberta

A decisão partiu de um pedido da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), que vem solicitando o DTV Play para as TVs brasileiras há anos. O sistema interno aumenta a interatividade entre a televisão e o espectador. Basicamente, com o DTV Play os noticiários, as novelas, reality shows e os comerciais terão um viés muito mais interativo e moderno. Os telespectadores terão experiências parecidas com as encontradas atualmente nos serviços de streaming.

José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), ressaltou que o esforço de todos que trabalharam na especificação desse novo padrão foi recompensado. "O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) mais uma vez demonstra sua vocação para desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas referentes à TV digital aberta, promovendo a melhoria contínua do serviço de TV", destacou.

O que é Ginga?

Continua após a publicidade

Em resumo, o Ginga é um software (criado no Brasil) intermediário entre o sistema operacional e aplicações. Ela tem duas funções principais: uma é tornar as aplicações independentes do sistema operacional da plataforma de hardware utilizados. A outra é oferecer um melhor suporte ao desenvolvimento de aplicações. Ou seja, o Ginga é o responsável por dar suporte à interatividade. O recurso é reconhecido pelo ITU (International Telecommunication Union) como padrão IBB - Integrated Broadcast-Broadband desde 2018.

Fonte: Wikipedia, R7, Fórum SBTVD
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.