digiKam: Versão 7.0.0 do aplicativo de gerenciamento de fotos traz diversas novidades
Créditos: Reprodução/digiKam

digiKam: Versão 7.0.0 do aplicativo de gerenciamento de fotos traz diversas novidades

Com código aberto, ele está disponível para Windows, macOS e Linux

O software de gerenciamento de fotos digiKam, que possui código aberto, foi atualizado para a versão 7.0.0. A nova versão adiciona uma série de novos recursos e correções de bugs, de acordo com a equipe por trás do software, incluindo uma importante atualização para o recurso de detecção facial, que agora utiliza a tecnologia de deep learning para detectar melhor rostos humanos e animais.

27/07/2020 às 18:14
Notícia

Adobe atualiza Photoshop para iPad com recursos do programa n...

Ferramentas Refine Edge Brush e Rotate Canvas chegam no dispositivo da Apple

O modelo de rede neural usado para o recurso de detecção facial do digiKam 7.0.0 pode detectar rostos em uma variedade de estados e arranjos, incluindo fotos de perfil, rostos desfocados, rostos parcialmente obstruídos por outros objetos como óculos de sol e muito mais. A equipe responsável pelo software disse que os testes do recurso atualizado com "enormes coleções de fotos" revelou um alto nível de precisão, resultando em poucos falsos positivos.

Embora o fluxo de trabalho para esta função de detecção facial atualizado permaneça o mesmo, a equipe do digiKam observa que os usuários precisarão treinar a rede neural para reconhecer os rostos das pessoas que fotografam com frequência marcando-as em várias imagens. Nos casos em que o algoritmo não é treinado, rostos detectados são marcados como "desconhecidos".

Outras melhorias chegarão à ferramenta de detecção facial e ao fluxo de trabalho relacionado nos próximos meses. Em breve, os usuários poderão dizer ao digiKam para ignorar certos rostos usando o botão Rejeitar. O software irá fixar tags faciais importantes na barra lateral e atribuir automaticamente ícones de marca facial para um fluxo de trabalho mais rápido e visual. Esses e outros recursos já estão em desenvolvimento.

Outro projeto em andamento para o digiKam envolve melhorias no motor da rede neural de reconhecimento facial do software. O algoritmo será atualizado para implementar novos classificadores faciais para reconhecimento facial mais rápido e preciso, além de receber um novo banco de dados de incorporação facial e muito mais. Espera-se que o código com essas mudanças chegue em algum momento do verão norte-americano (entre junho e setembro), provavelmente com a versão 7.2.0 do digiKam.

digiKam: Versão 7.0.0 do aplicativo de gerenciamento de fotos traz diversas novidades
digiKam tem código aberto e está disponível para Windows, macOS e Linux
(Reprodução/digiKam)

Voltando ao digiKam 7.0.0, além das melhorias introduzidas com foco na detecção facial, o software traz a versão 0.20 da biblioteca LibRaw, que permite ao software pós-processar uma variedade de arquivos de câmeras no formato RAW. Com esta atualização, o digiKam ganhou suporte para mais de 40 formatos adicionais de imagem RAW, incluindo os de câmeras como o Sony A7R4, DJI Mavic Air, Ricoh GR III, PhaseOne IQ4 150MP, GoPro HERO7 e muito mais. Mais informações sobre a biblioteca LibRaw, incluindo câmeras e formatos suportados, podem ser encontradas aqui.


Reprodução/digiKam

Continua após a publicidade

Outras novidades no digiKam 7.0.0 incluem o suporte melhorado para o formato de imagem HEIF através do uso da biblioteca compartilhada libheif, suporte para Visual C++, opções expandidas de metadados, novo tema 'HTML5Responsive' para o plug-in HTMLGallery, novas opções para a ferramenta SlideShow e muito mais. A extensa lista com as novidades na versão 7.0.0 pode ser encontrada aqui.

Usuários do Windows, Linux e do macOS podem baixar o digiKam 7.0.0 acessando este link. O software está disponível para plataformas 32 e 64 bits.

Fonte: Digital Photography Review
User img

Fabio Rosolen

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.