Créditos: Reprodução/ ABC News

Veja como conferir o lançamento do NASA Mars 2020 - vídeo

O rover Perseverance está sendo enviado para Marte nesta quinta-feira

Leitura Rápida

• A NASA fez o lançamento do Hover Perseverance às 8h50 do dia 30 de julho
  • Apesar de ocorrer oito dias depois do previsto, a missão está correndo conforme o planejado
  • O robô está sendo enviado para Marte, para colher informações a respeito do solo
  • O objetivo é conferir se há, ou houve, vida no planeta
  • A data prevista para o pouso no planeta vermelho é em 18 de fevereiro de 2021

A NASA está fazendo o lançamento do rover Perseverance, para Marte. O robô saiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, às 8h50 da manhã desta quinta-feira, dia 30 de julho. A previsão para a chegada em seu destino, o planeta vermelho, é em 18 de fevereiro de 2021. Você pode clicar no link de vídeo acima para acompanhar, ou rever, a transmissão do lançamento.

NASA - Hover Perseverance

O objetivo do robô é coletar amostras para que pesquisas sejam feitas na Terra. Os cientistas escolheram a cratera Jezero para o pouso. Isso porque as pesquisas indicam que, há bilhões de anos, esse local foi um rio, ou lago. De qualquer forma, é esperado que seja encontrados provas de vida no ambiente.

O robô Perseverance é equipado com instrumentos para que ele seja capaz de coletar amostras. Ele deve empacotar pequenas rochas e matéria do solo, em tubos de tamanho de um giz. Depois que ele tiver concluído essa missão, a NASA fez parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), para retornar a coleta feita para a Terra.

Uma missão separada, dedicada ao retorno desse material, será feita posteriormente. Os cientistas devem ter acesso às informações apenas em 2021. As amostras serão submetidas a diversas análises e testes, a fim de poder fazer uma investigação aprimorada a respeito da vida em Marte.

A missão é considerada relativamente complicada. Isso porque ela envolve não somente o rover, como também um veículo espacial, um veículo terrestre e um orbitador para examinar a história geológica de Marte. Várias descobertas devem ser feitas, isso porque a NASA está apostando em novas tecnologias.

Essa será a primeira vez que um helicóptero será enviado para Marte. Além disso, a exploração da geologia de Marte em solo, também é inédita. Outra ação que será feita pela primeira vez é a conversão de dióxido de carbono em oxigênio. Por fim, Perseverance será o primeiro a habitar uma cratera do planeta vermelho.

Essa missão conta com apoio de um cientista brasileiro. Daniel Nunes, astrônomo e físico, está fazendo parte do processo. Ele informou ao G1 que tudo é possível com "muito trabalho e dedicação". Ele informa ainda que o ambiente de estudo e trabalho é "bastante competitivo" e que "as coisas raramente vêm na primeira vez".

A previsão era de que o rover Perseverance fosse lançado há oito dias, em 22 de julho. Apesar do previsto, a NASA passou por alguns problemas que precisaram adiar a missão para hoje, dia 30 de julho. Dessa vez tudo correu conforme o planejado e o robô de pouco mais de uma tonelada - o mais pesado desenvolvido pela NASA -, está a caminho de Marte.

Via: G1, Engadget, TweakTown

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Testamos o ROG Phone 3!