Qualcomm anuncia Quick Charge 5 que promete carregar bateria 100% em 15 minutos
Créditos: Reprodução/The Guardian

Qualcomm anuncia Quick Charge 5 que promete carregar bateria 100% em 15 minutos

Nova tecnologia de carregamento rápido deve ajudar a estender o ciclo de vida da bateria

A Qualcomm Technologies anunciou hoje a tecnologia de carregamento rápido Qualcomm Quick Charge 5. Segundo a empresa, a nova tecnologia comercial é a mais rápida do mundo para dispositivos Android com velocidade alta de carregamento de celular e melhorias de eficiência em comparação com as versões anteriores, além de habilitar novas tecnologias de bateria, acessórios e recursos de segurança.

De acordo com as especificações, a plataforma Quick Charge 5 é capaz de suportar mais de 100W de carga em um smartphone e foi projetada para permitir que os usuários carreguem dispositivos de 0 a 50% da energia da bateria em apenas cinco minutos, o que torna esse recurso o mais rápido de carregamento em celulares disponíveis. O Quick Charge 5 também usa o Qualcomm Battery Saver e a nova tecnologia Qualcomm Smart Identification of Adapter Capabilities para dar suporte a uma maior eficiência e ajudar a estender o ciclo de vida da bateria no dispositivo do usuário.

Segundo os testes da companhia, uma bateria de 4.500 mAh pode ser carregada de 0% a 50% em apenas 5 minutos. Uma carga completa dessa bateria leva 15 minutos. O Quick Charge 5 é feito para o USB Power Delivery PPS, mas tem compatibilidade com o QC2 e versões posteriores. Ele também pode funcionar com dispositivos USB PD padrão, bem como com dispositivos da Apple (iPhone 7 e versões mais recentes).

A Qualcomm afirma que seu sistema também é mais seguro que o Power Delivery simples, já que possui oito níveis de proteção de tensão, três níveis de proteção de corrente, três níveis de proteção térmica e três proteções de temporizador, além de proteção contra sobretensão a 25 V.

Além disso, os chips do controlador de carregamento dentro do telefone não confiam cegamente no carregador quando anuncia seus recursos usando o protocolo PD. Ele medirá suas características para determinar a corrente máxima real que pode fornecer, mantendo um olho nas térmicas.

A Qualcomm espera que o Quick Charge 5 chegue em smartphones no terceiro trimestre deste ano. A empresa apresentou dois chips controladores de carga que as fabricantes podem usar: o SMB1396 e MSB1398.O Snapdragon 865 e o 865+ já oferecem suporte ao QC5 (para usar, o chipset precisa ser emparelhado com os novos chips SMB).

Via: GSM Arena Fonte: Qualcomm
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.