Windows 10 pode ter menos atualizações por ano, liberando desenvolvedores para o Windows 10X
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Windows 10 pode ter menos atualizações por ano, liberando desenvolvedores para o Windows 10X

Apresentado em 2019, o Windows 10X deve ser lançado no primeiro semestre de 2021

O Windows 10 normalmente recebe duas grandes atualizações por ano, uma no primeiro semestre e uma no segundo semestre. Agora algumas fontes indicam que a empresa de Redmond está planejando disponibilizar apenas uma grande atualização por ano, liberando assim mais de seus desenvolvedores para trabalhar no Windows 10X, seu sistema operacional para dispositivos com duas telas.

20/07/2020 às 14:14
Notícia

Windows 10X pode ser lançado pela Microsoft só em 2021

Empresa realizou mudanças no direcionamento do novo sistema operacional em maio

Neste ano de 2020 o Windows 10 já recebeu sua primeira grande atualização, que foi lançada como Windows 10 May 2020 Update ou Windows 10 v2004 (codinome 20H1). A segunda grande atualização, codinome 20H2, está atualmente em fase de testes e uma de suas novidades é o menu Iniciar atualizado que remove os fundos com cores sólidas dos ícones e aplica um fundo transparente.

Em 2019 a empresa já havia implementado algumas mudanças na forma como lança as duas atualizações por ano para o Windows 10. Antes, o sistema operacional recebia duas grandes atualizações com diversos novos recursos e funcionalidades, o problema é que isto acabava introduzindo novos problemas. Por causa disso, a segunda atualização agora deve ser sempre mais como um “Service Pack”, que traz mais correções e pequenos ajustes no desempenho e estabilidade do sistema operacional.

Windows 10 pode ter menos atualizações por ano, liberando desenvolvedores para o Windows 10X
Menu Iniciar atualizado do Windows 10
(Reprodução/Microsoft)

Para os próximos anos, as fontes dizem que a Microsoft adotará um cronograma onde apenas uma grande atualização será disponibilizada para o Windows 10. Com isso os seus desenvolvedores terão mais tempo para se dedicar ao Windows 10X, que pode ser lançado ainda em 2021. Já os dispositivos com duas telas com este sistema pré-instalado só devem chegar ao mercado em 2022.

O Windows 10X foi anunciado pela Microsoft em outubro de 2019 e é uma versão bem mais “enxuta” do sistema operacional, podendo ser executada em dispositivos com hardware bem mais modesto em comparação com o Windows 10 normal. Ele pode ser considerado como a alternativa da Microsoft ao ChromeOS da Google e utiliza um launcher de aplicativos similar ao do Android em vez do menu Iniciar tradicional.

Windows 10 pode ter menos atualizações por ano, liberando desenvolvedores para o Windows 10X
Windows 10X em um dispositivo com duas telas
(Reprodução/Microsoft)

Se o novo cronograma de atualizações se confirmar, o Windows 10 20H2 com as novidades que seriam introduzidas originalmente com o Windows 10 21H1, como o menu Iniciar atualizado, deve ser lançado no terceiro trimestre de 2020. Já o Windows 10X deve ser lançado no primeiro semestre de 2021 no lugar do 21H1, e a próxima grande atualização do Windows 10 normal só seria lançada no segundo semestre de 2021.

Continua após a publicidade
Fonte: Leak
User img

Fabio Rosolen

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.