A próxima câmera mirrorless da série alfa da Sony pode aceitar um padrão ainda incomum de memória: CFexpress Type A. A informação ainda não foi confirmada oficialmente, mas é um vazamento sendo compartilhado pelo pessoal do DIY Photography, que afirma que a Sony A7S III vai usar um slot diferenciado e compatível com o formato reduzido do cartão de memória.
Mas isso não signifca, necessariamente, que os fotógrafos interessados na câmera vão ter que correr pra comprar cartões no novo formato. Ainda segundo o rumor, parece que o slot para cartões da Sony A7S III vai ter um formato híbrido, compatível com memórias CFexpress Type A e com cartões SD mais tradicionais também.
O que fica em dúvida a respeito do vazamento da vez é se a câmera A7S III da Sony vai ter apenas um desses slots híbridos ou dois. Muitas pessoas, principalmente quem usa a câmera para filmar, gosta da possibilidade de ter dois cartões de memória ao mesmo tempo, oferecendo mais espaço. Segundo o DIY Photography espera-se que serão dois slots mesmo.
A opção pelo CFexpress Type A pode ser por causa de seu tamanho reduzido em relação ao Type B, que é mais utilizado atualmente. Apesar de ter menos tamanho, o Type A tem também menos velocidade, metade dos 2.000 MB/s alcançados pelo Type B. Mas, mesmo parando nos 1.000 MB/s, isso é mais do que suficiente para as capacidades de filmagem que a Sony A7S III provavelmente vai oferecer, mesmo filmando em 4K a 120 fps.
Um motivo mais comercial pela adoção do novo formato seria o simples fato que, atualmente, a Sony é a principal fabricante de memórias CFexpress Type A, uma das únicas. Então é claro que criar produtos compatíveis com o padrão vai incentivar o consumo de suas memórias, enquanto outras fabricantes grandes não oferecem uma concorrência relevante no segmento ainda.
A Sony A7S III deve ter seu lançamento oficial na próxima semana, no dia 28 de julho, quando saberemos de maneira oficial quais recursos a câmera realmente vai oferecer.
Fonte: DIY Photography