No início desse mês, 3 de julho, o cometa nomeado Neowise ficou visível a olho nu durante sua passagem pela Terra. Nos últimos dias, foi a vez de ele dar um "alô" ao Brasil - e algumas pessoas conseguiram registrar esse momento.
Cometa Neowise está perto da Terra e tem sido fonte de imagen...
Corpo celeste foi descoberto em março e também é conhecido como C/2020 F3
O Nordeste foi a primeira região por onde o Neowise passou com clareza. Ele pode ser visto no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo no dia 22 (quarta-feira), passando para o Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná no dia 23 - a visualização na região Sul e Sudeste, infelizmente, estava comprometida.
O fotógrafo mineiro Vinícius Januário foi uma das pessoas que registrou a passagem no bairro Cabral, em Contagem, na Grande BH. Suas imagens de melhor qualidade foram produzidas a partir de 14 capturas somadas por um programa de computador.
Abaixo, confira algumas das capturas do cometa Neowise no Brasil:
- Cabral, Contagem. por Vinícius Januário
- Espigão Costeiro de São Luís, Maranhão
- Ceará. Por Paulo Régis
O Neowise foi descoberto pela Agência Espacial Americana (Nasa) no dia 3 de julho - inclusive, com um satélite que inspirou o nome do cometa. Ele pode ser visto nessa data ao atingir o seu periélio, ou seja, ponto da sua órbita mais próximo do Sol. Segundo a Nasa, ele é um dos poucos cometas do século XXI que podem ser vistos a olho nu.
De acordo com o G1, ainda será possível ver o Neowise em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul hoje, 24 de julho, sexta-feira. Pelas estimativas, a próxima vez que será possível vê-lo novamente será daqui 6.800 anos.
Via: R7, G1, Último Segundo