Passagem do cometa Neowise é registrada por brasileiros - Veja fotos
Créditos: Reprodução | R7

Passagem do cometa Neowise é registrada por brasileiros - Veja fotos

Só será possível ver esse corpo espacial de novo daqui 6.800 anos

No início desse mês, 3 de julho, o cometa nomeado Neowise ficou visível a olho nu durante sua passagem pela Terra. Nos últimos dias, foi a vez de ele dar um "alô" ao Brasil - e algumas pessoas conseguiram registrar esse momento.

08/07/2020 às 08:10
Notícia

Cometa Neowise está perto da Terra e tem sido fonte de imagen...

Corpo celeste foi descoberto em março e também é conhecido como C/2020 F3

O Nordeste foi a primeira região por onde o Neowise passou com clareza. Ele pode ser visto no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo no dia 22 (quarta-feira), passando para o Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná no dia 23 - a visualização na região Sul e Sudeste, infelizmente, estava comprometida. 

O fotógrafo mineiro Vinícius Januário foi uma das pessoas que registrou a passagem no bairro Cabral, em Contagem, na Grande BH. Suas imagens de melhor qualidade foram produzidas a partir de 14 capturas somadas por um programa de computador.

Abaixo, confira algumas das capturas do cometa Neowise no Brasil:

- Cabral, Contagem. por Vinícius Januário

- Espigão Costeiro de São Luís, Maranhão

Continua após a publicidade

- Ceará. Por Paulo Régis

O Neowise foi descoberto pela Agência Espacial Americana (Nasa) no dia 3 de julho - inclusive, com um satélite que inspirou o nome do cometa. Ele pode ser visto nessa data ao atingir o seu periélio, ou seja, ponto da sua órbita mais próximo do Sol. Segundo a Nasa, ele é um dos poucos cometas do século XXI que podem ser vistos a olho nu.

De acordo com o G1, ainda será possível ver o Neowise em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul hoje, 24 de julho, sexta-feira. Pelas estimativas, a próxima vez que será possível vê-lo novamente será daqui 6.800 anos. 

Via: R7, G1, Último Segundo
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.