Tianwen-1: China inicia primeira missão a Marte
Créditos: CNSA

Tianwen-1: China inicia primeira missão a Marte

Missão leva sonda orbital, módulo de pouso e rover!

A exploração espacial continua quente e dessa vez quem é o protagonista do dia é a China. Hoje, 23 de Julho, é lançado Tianwen-1, missão que busca levar uma sonda orbital, um módulo de pouso estacionário e um rover a Marte. Os três veículos estão sendo levados pelo foguete Long March 5, um dos mais poderosos do programa espacial chinês. O nome da missão é inspirada no poema de mesmo nome que significa "Perguntas para o céu". Assista abaixo o lançamento. 

A missão marca um momento importante para o programa espacial chinês e para o paradigma espacial mundial. Até o momento apenas os Estados Unidos e União Soviética conseguiram pousar de no planeta vermelho. Contudo as sondas da União Soviética não duraram muito mais que vinte minutos, desta forma, a exploração de Marte é feita completamente por rovers estadunidenses. Assim Tianwen-1 trás a perspectiva de uma competição chegando. 

03/07/2020 às 15:57
Notícia

Canon vai enviar satélite com câmera baseada na EOS 5D Mark I...

Empresa pretende captar imagens da Terra em alta resolução

Segundo as informações Tianwen-1 chegará ao planeta vermelho em Fevereiro de 2021 e ficará em orbita por dois a três meses até que tudo esteja pronto para efetuar o pouso de maneira adequada, o módulo de pouso junto com o rover irão descer no Utopia Planitia, mesmo lugar que Viking 2 da NASA em 1976. 

Segundo as informações publicadas na revista Nature Astronomy a missão possui 5 pontos principais: mapear a morfologia e a estrutura geológica, investigar as características da superfície do solo e a distribuição de água e gelo, analisar a composição do material da superfície, medir a ionosfera e as características do clima e ambiente marciano, perceber os campos físicos (eletromagnético, gravitacional) e a estrutura interna de Marte. Cada parte da missão será desenvolvida de forma diferente pelos três veículos, cada um com suas ferramentas específicas. 

Veja abaixo uma animação do planejamento de pouso.

A missão marca um grande passo para a exploração espacial e esperamos que missões grandes como essas se tornem cada vez mais comuns!

Fonte: TheVerge, NatureAstronomy, Sapce
User img

Beatriz Vitoriano Alves de Oliveira

Sou a Bia, em poucas palavras: estudante de Economia, curiosa de carreira e nerd de coração. Desde que me conheço por gente leio sobre tudo e gosto muito de debates.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.