Qualcomm lança tecnologia de comunicação entre carros nos EUA
Créditos: Reprodução/Qualcomm

Qualcomm lança tecnologia de comunicação entre carros nos EUA

Sistema C-V2X será testado em veículos e estradas na região da Califórnia

A Qualcomm Technologies e o San Diego Regional Proving Grounds (SDRPG) anunciaram o lançamento de um novo programa de comunicação direta C-V2X para a região da Califórnia nos Estados Unidos. O C-V2X é uma tecnologia de comunicação direta projetada para oferecer aos veículos comunicações de baixa latência para Veículo-a-Veículo (V2V), Veículo-a-Infraestrutura de Estrada (V2I) e Veículo-Pedestre (V2P) sem o envolvimento de uma rede celular. A tecnologia opera no espectro ITS de 5,9 GHz.

A tecnologia C-V2X vai chegar com o chipset Qualcomm 9150 C-V2X e está disponível em unidades on-board e na estrada com vários fornecedores. 
1. As tecnologias de comunicação V2V suportam sistemas de segurança com recursos de prevenção de colisão sensíveis à latência, que podem beneficiar motoristas, passageiros, ciclistas e outros que compartilham a estrada;
2. As comunicações V2I podem ajudar com segurança aprimorada, congestionamento reduzido, mobilidade aprimorada e variedade de outras aplicações;
3. Já a comunicação V2C promete suporte à segurança, informações, entretenimento e serviços de carro conectado baseados na nuvem. O V2C ajuda a lidar com praticamente tudo, desde atualizações de firmware e autenticação de segurança até a localização de vagas de estacionamento e a garantia de reservas, com o potencial de abordar a segurança vulnerável dos usuários das estradas no futuro.

07/01/2019 às 23:23
Notícia

Tecnologia de comunicação entre veículos C-V2X será implement...

Em parceria com a Qualcomm, cidade dos EUA será pioneira com nova tecnologia para carros autônomos

A Qualcomm Technologies projetou o programa para facilitar a pesquisa de casos de uso e testes para comunicações de veículos em condições operacionais realistas. Os órgãos públicos envolvidos pretendem utilizar o projeto para avaliar os recursos do C-V2X nas estradas de San Diego, realizando testes avançados de tecnologia, além de demonstrar o potencial da tecnologia para melhorar a segurança automotiva e a eficiência do tráfego.

O programa se estende por um corredor de cinco quilômetros com unidades comerciais C-V2X na estrada, com a plataforma Qualcomm 9150 C-V2X instalada ao longo das rodovias e nos cruzamentos de semáforos de duas das principais estradas da Califórnia (Interstate 805 e California State Route 52). Os veículos utilizados no projeto são fornecidos pela Caltrans e estão equipados com as OBUs (unidades on-board) comerciais C-V2X com a plataforma Qualcomm 9150 C-V2X.

O C-V2X é projetado para ser globalmente compatível com 5G e complementar outros sistemas avançados de assistência ao motorista, como sensores, câmeras, radar e LIDAR. Apesar dessa gama, os testes na Califórnia deverão focar nos benefícios e na confiabilidade da comunicação do veículo tecnologia, como limites de velocidade, avisos na estrada, fechamentos de serviços e tempos de viagem.

Continua após a publicidade

O programa também será aberto para montadoras e operadores rodoviários que tenham interesse em utilizar a plataforma do projeto para testes ou para explorar o potencial de benefícios econômicos associados à tecnologia de celular em veículos, declarou a Qualcomm.

Fonte: Qualcomm
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

A GoPro HERO9 Black chegou - praticamente PERFEITA!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.