Assista em 4K um tour por Marte registrado pela NASA
Créditos: Reprodução/ElderFox Documentaries

Assista em 4K um tour por Marte registrado pela NASA

Imagens do vídeo foram capturadas pelos rovers da agência espacial no planeta vermelho

O canal no YouTube ElderFox Documentaries compilou em um vídeo um tour em UHD 4K pelo planeta Marte usando imagens de alta resolução e mosaicos de fotos capturados pelos rovers da NASA. Apesar das fotos parecerem uma simulação de computador pela sua aparência suave, todas as imagens do vídeo são reais. Essa é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais do terreno de nosso planeta vizinho, que fica a 55 milhões de quilômetros de distância da Terra.

A narração do vídeo também explica que para formar essas grandes imagens em 4K, é necessário juntar várias delas em um mosaico. Por conta disso, algumas das paisagens de Marte mostradas podem apresentar áreas em preto, o que significa que nenhuma foto foi capturada naquela região específica. O canal ElderFox Documentaries diz que eles tentaram manter a qualidade o mais fiel possível aos registros da NASA sem dar zoom nas fotos ou realocar pixels.

De acordo com a NASA, restrições técnicas limitam a capacidade de gravar e transmitir um vídeo de alta resolução de Marte para a Terra. Isso poderia levar cerca de 20 horas para transmitir 250 megabits diretamente à Terra, segundo a agência espacial. Há uma janela de oito minutos durante cada dia marciano em que o rover pode enviar 250 megabits de dados para a sonda Mars Reconnaissance Orbiter enquanto ela passa "por cima" do rover.

17/06/2020 às 18:07
Notícia

SpaceX planeja construir portos espaciais marítimos para miss...

Empresa não parou durante a pandemia e está montado estruturas para voos hipersônicos

O vídeo do canal explica (em inglês) que com essa velocidade de transmissão, e considerando que "nada se move em Marte", faz mais sentido enviar imagens à Terra em vez de arquivos de vídeo. De qualquer forma, as imagens em 4K já são um grande conteúdo para conhecer Marte.

As imagens foram capturadas por três diferentes rovers da NASA que estão em missão em Marte: Spirit, Oportunity e Curiosity. Em março desse ano, a NASA compartilhou uma imagem panorâmica de Marte na maior resolução já capturada por seu rover Curiosity, com 1.8 bilhões de pixels.

Continua após a publicidade

Fonte: DPreview
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.