Pesquisadores da Disney mostram troca de rostos em tempo real e alta qualidade
Créditos: Reprodução/DisneyResearchHub

Pesquisadores da Disney mostram troca de rostos em tempo real e alta qualidade

Tecnologia utiliza Inteligência Artificial com "algoritmo de estabilização" mais rápida e barata

A Disney Research Studios e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich) publicaram um estudo detalhando um novo algoritmo capaz de trocar rostos em fotos e vídeos de alta resolução em tempo real. O impressionante desse sistema é a capacidade de automatizar completamente o processo de troca de rosto, apresentando imagens geradas por máquina com uma resolução coerente e fotorrealista.

06/01/2020 às 17:52
Notícia

TikTok pode adicionar funcionalidade de DeepFake em breve [Ru...

Função permitiria a troca de rostos em vídeos da galeria do celular

O novo "algoritmo de otimização" se baseia no rosto de uma pessoa para modificá-lo usando o rosto de outra pessoa. Assim, o sistema acaba misturando os dois para que o resultado seja muito convincente, apresentando as expressões e movimentos do modelo base com as características faciais da segunda cara.

Confira o vídeo abaixo:

O sistema envolve uma rede de "pentes de várias vias" treinada com imagens de várias pessoas, além de um método de mistura de rostos que preserva o contraste e a iluminação para não ficar um face swap esquisito. O estudo compara os resultados de troca de face do novo método com os resultados dos algoritmos existentes, incluindo programas como DeepFaceLab e DeepFakes

Continua após a publicidade

O alto nível de qualidade se deve ao "algoritmo de estabilização de referência", algo que os pesquisadores da Disney descrevem como um aspecto crucial ao lidar com conteúdo de alta resolução. O estudo desses profissionais aponta que os métodos existentes usados ??para gerar personagens como a princesa Leia Organa no filme Rogue One são demorados e bastante caros.

Gerar faces realistas do zero continua sendo um grande desafio tecnológico, mas produzir um rosto baseado em outros é algo muito mais fácil. Isso mostra que a nova tecnologia da Disney é um avanço na área. Isso dá a possibilidade de criadores gerar trocas de rosto fotorrealistas, de alta resolução e com estabilidade temporal entre duas pessoas. Os pesquisadores explicam:

Fonte: DPreview
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.