AMD anuncia APUs Ryzen 4000G com até 8 núcleos e GPUs Vega
Créditos: AMD

AMD anuncia APUs Ryzen 4000G com até 8 núcleos e GPUs Vega

Nova série ainda não chegou no mercado doméstico e é restrita a PCs pré-montados no momento

A AMD apresentou oficialmente a sua nova série de Accelerated Processing Units (APUs) baseadas na sua mais recente microarquietura, a Zen 2. Essa classe de produto traz um processador para desktop que já vem com um chip gráfico integrado – nesse caso baseado na arquitetura de vídeo Vega.

15/07/2020 às 20:25
Notícia

AMD revela CPUs Ryzen Threadripper Pro de até 64 núcleos para...

Em parceria, Lenovo irá lançar seu ThinkStation P620 com um Threadripper Pro 3995WX7

Eles usam exatamente o mesmo silício da família Ryzen Mobile 4000 para notebooks e chegam com versões de duas classes diferentes de consumo: com TDP 35 W ou de 65 W. As novas APUs são compatíveis com o mesmo socket AM4 que é utilizado nas placas-mãe para CPUs AMD desde a chegada da primeira geração de CPUs Ryzen.

Talvez o grande ponto negativo dessa nova geração para alguns consumidores é que, num primeiro momento, essas peças não estarão disponíveis para comprar serem compradas de maneira separada. Ou seja, elas serão exclusivamente distribuídas para empresas que vendem computadores pré-montados – como Dell e HP.


Fonte: AMD

O modelo topo de linha é o Ryzen 7 4700G, que tem 65 W de TDP, uma frequência base de 3.6 GHz e clock turbo de 4.4 GHz. Sua CPU tem 8 núcleos e 16 threads, enquanto sua GPU integrada é a Vega 8 com clock de 2100 MHz.

Já o modelo mais básico é o Ryzen 3 4300GE, que tem quatro núcleos e oito threads. Seu clock base é de 3.5 GHz, enquanto o turbo vai até a 4.0 GHz. Ele tem um chip gráfico um pouco mais modesto, com 6 Compute Units (CUs) e clock de 1.700 MHz.


Fonte: AMD

As versões "GE" são basicamente idênticas aos modelos "G", mas com a diferença de terem clocks menores e um TDP reduzido para 35 W. De resto, eles são literalmente idênticas.

Continua após a publicidade

Todas as APUs trazem suporte para memórias DDR4-3200 e possuem oito linhas PCIe 3.0 para placas add-in. A promessa é de que elas oferecem 60% mais desempenho por unidade de computação gráfica e que suas CPUs têm 2,5 vezes mais performance do que a geração anterior. As novas APUs são baseadas na arquitetura Zen 2 e fabricadas em litografia de 7 nm.

Fonte: Adrenaline
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

RTX série 30: confira as TECNOLOGIAS que chegam com as novas placas de vídeo da Nvidia

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.