Leitura Rápida
- Uma nova pesquisa realizada pela Counterpoint mostrou o desempenho das vendas das principais fabricantes de smartphones
- Segundo a pesquisa, em algum grau, todas as empresas tiveram quedas em suas vendas, uma mais que as outras
- A Samsung foi uma das menos atingidas, assim como a Apple
- A Counterpoint atribui o desempenho da empresa da maçã às vendas de seu modelo mais barato, o iPhone SE, que teve as vendas acima do esperado
- A estimativa da empresa de pesquisas é que em junho o mercado de smartphones volte a crescer
Com a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19, vários setores da indústria foram afetados. Um deles foi as vendas de smartphones. Em geral, todas as empresas viram algum nível de perda, comparado ao mesmo período de 2019, algumas com impactos maiores que as outras. Embora comercialização geral ter diminuído, a Apple teve uma boa notícia com a venda do iPhone SE, que se destacou entre os produtos da norte-americana.
Como mencionado, em algum grau todas as fabricantes de smartphones tiveram uma redução. Uma das que menos registrou queda nas vendas foi a Samsung, mas já a ZTE, viu suas vendas caírem drasticamente. A coreana, por exemplo, registrou uma baixa nas vendas de 10%, já a ZTE divulgou reduções de 68% no envio de seus dispositivos móveis.
Outras empresas que também tiveram queda foram a Alcatel, diminuindo 11%; a Apple, com menos 23%; a LG, caindo 35%, a OnePlus, que viu suas vendas em 60% a menos e, também a Motorola, que baixou 62% na sua comercialização.
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Como é possível perceber, a Apple se manteve com a sua queda próxima aos 20%, não sendo tão impactada quando empresas como OnePlus e Motorola, por exemplo. Segundo Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa da Counterpoint Research na América do Norte, o desempenho da Apple foi amplamente ajudado pelas vendas do iPhone SE.
Essa versão do smartphone foi apresentada pela empresa recentemente e, é voltado para um "público de entrada" para a empresa. Ele apresenta algumas das características presentes nas versões topo de linha, mas faz diversas reduções. Isso acarreta em um valor mais baixo e, consequentemente, permite que um público maior tenha acesso a ele.
“Os volumes da Apple cresceram no trimestre e foram especialmente ajudados pelos volumes do iPhone SE. O dispositivo obteve sucesso e vendeu acima das expectativas nos canais pós-pago e pré-pago. Desde o lançamento do iPhone SE, as lojas de operadoras e o varejo nacional foram reabertos. Alguns canais viram grandes promoções para atrair compradores de volta às lojas. Isso foi especialmente verdade no Walmart, Metro da T-Mobile e Boost. Nossas verificações mostram que é improvável que as vendas do iPhone SE canibalizem as vendas do iPhone 5G no outono. Os compradores do iPhone SE são mais pragmáticos em relação ao preço, menos preocupados com o 5G, e a tela menor não é considerada um obstáculo."
- Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa da Counterpoint Research na América do Norte
“Os volumes da Apple cresceram no trimestre e foram especialmente ajudados pelos volumes do iPhone SE. O dispositivo obteve sucesso e vendeu acima das expectativas nos canais pós-pago e pré-pago. Desde o lançamento do iPhone SE, as lojas de operadoras e o varejo nacional foram reabertos. Alguns canais viram grandes promoções para atrair compradores de volta às lojas. Isso foi especialmente verdade no Walmart, Metro da T-Mobile e Boost. Nossas verificações mostram que é improvável que as vendas do iPhone SE canibalizem as vendas do iPhone 5G no outono. Os compradores do iPhone SE são mais pragmáticos em relação ao preço, menos preocupados com o 5G, e a tela menor não é considerada um obstáculo."
- Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa da Counterpoint Research na América do Norte
Outro fator importante no aumento das vendas desse produto, é o público alvo dele. Diferente da maioria dos dispositivos vendidos pela Apple, esse smartphone atrai os usuários de Android. Segundo pesquisa realizada pela Counterpoint Research, 26% dos compradores vieram do Android. Além desse público, Fieldhack também afirma que “Mais de 30% dos compradores do iPhone SE vieram do uso de um aparelho iPhone 6S ou mais antigo - aparelhos com quatro anos ou mais."
Apesar da indústria parecer desanimadora nas pesquisas até então, a Counterpoint estima que este cenário irá se alterar. A pesquisa desenvolvida estima que a partir de junho de 2020, as vendas irão crescer semana a semana. Eles dizem ainda que é esperado que, comparado ao mesmo mês de 2019, as vendas registrem um crescimento.
Via: 9to5mac