Perseverance, veículo espacial mais avançado da NASA, será enviado a Marte em 30 de julho
Créditos: Divulgação | Nasa

Perseverance, veículo espacial mais avançado da NASA, será enviado a Marte em 30 de julho

As condições para uma viagem até o planeta vermelho serão ideais entre julho e agosto

Os Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos pretendem enviar missões não tripuladas a Marte nos próximos dias. O rover Perseverance, da Nasa, 
é o robô que fará essa viagem representando os EUA e já está pronto para a missão.

O Perseverance, de acordo com a agência espacial norte americana, tem o tamanho de um carro e é o veículo mais sofisticado que a Nasa já enviou a Marte até agora. Ele faz parte da missão Mars 2020, que buscará sinais de vida no planeta vermelho. Além disso, outro objetivo é trazer amostras de rochas e sedimentos marcianos de volta à Terra pela primeira vez na história.

Se tudo correr de acordo com o planejado, o rover deixará o planeta Terra no dia 30 de julho e chegará em Marte em 18 de fevereiro de 2021. O local para o pouso será a cratera Jezero, onde existia um grande lago há bilhões de anos atrás. Assim, seria um ambiente propício para encontrar moléculas orgânicas e vida microbiana.

19/07/2020 às 21:27
Notícia

NASA e ESA divulgam fotos inéditas do Sol, as mais próximas d...

Imagens foram capturadas pela sonda Solar Orbiter, lançada em fevereiro de 2020

Não há uma data pré-estipulada para o retorno do Perseverance.

Continua após a publicidade

Mesmo com a atual pandemia do COVID-19, os três países citados anteriormente não pretendem deixar essa oportunidade passar por um simples motivo: timing. A cada dois anos e dois meses, cria-se uma condição ideal para viajar até Marte, na qual nosso planeta e e o planeta vermelho se alinham e ficam mais próximos. Especificamente entre julho e agosto desse ano é um desses momentos.

Enquanto isso, a China pretende enviar um veículo para a superfície de Mate pela primeira vez. Já os Emirados Árabes Unidos pretendem ser os primeiros da região a concretizar uma missão interplanetária e coletar informações sobre o clima marciano. 

Via: Estado de Minas
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.