Primeira bactéria que é nutrida por Manganês é descoberta por acaso
Créditos: Reprodução/ Olhar Digital

Primeira bactéria que é nutrida por Manganês é descoberta por acaso

Cientistas já estimavam a existência desta bactérias há mais de um século

Leitura Rápida

• Cientistas descobrem Candidatus Manganitrophus noduliformans, bactéria que usa Manganês para nutrição
  • A experiência foi feita por acaso e soluciona um rumor de mais de 100 anos
  • Um professor da Caltech foi o responsável pela descoberta

Um Cientista da Caltech (California Institute of Technology), nos Estados Unidos, descobriu, por acaso, algo que a ciência estuda há anos. Os pesquisadores encontraram uma bactéria que se alimenta de Manganês, principal elemento dos metais. Isso já era especulado pelos cientistas há anos, mas somente agora, em 2020, foram encontradas evidências concretas.

A descoberta não foi encarada como surpresa, pois já era esperado que a informação fosse confirmada em algum momento. Apesar disso, a maneira que isso foi divulgado foi inesperado.

A comprovação desta especulação foi feita pelo Jared Leadbetter, professor da Caltech. O cientista estava trabalhando em experimentos de outros projetos, que não eram relacionados à bactérias. Ele informa que deixou um pote de vidro com giz de manganês, envolvido com água da torneira. Ele não teve contato com os materiais por meses, pois ficou afastado do campus. Quando retornou, notou que o pote estava com um revestimento preto.

Curioso a respeito do que eram esses resíduos, ele começou a realizar testes. A revelação foi que esse material escuro desconhecido era manganês oxidado e, havia sido gerado pela bactéria Candidatus Manganitrophus noduliformans, recém-descoberta pela equipe envolvida no processo.

Segundo os pesquisadores, a proveniência da bactéria provavelmente é da água da torneira. Isso porque águas não filtradas trazem consigo diversos elementos consigo. Possivelmente, um deles resultou na descoberta dos cientistas. "Há evidências de que parentes dessas criaturas residem nas águas subterrâneas, e uma porção da água potável de Pasadena é bombeada de aquíferos locais", explica Leadbetter.

Essa é a primeira vez que cientistas identificam uma bactéria que é nutrida por manganês. Várias outras consomem o elemento, de alguma forma, mas nenhuma ainda havia sido identificada como usando ele como principal fonte de combustível, para sua nutrição.

Via: UOL

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!