NASA e ESA divulgam fotos inéditas do Sol, as mais próximas da estrela até hoje
Créditos: Reprodução | Solar Orbiter / PHI / ESA e NASA

NASA e ESA divulgam fotos inéditas do Sol, as mais próximas da estrela até hoje

Imagens foram capturadas pela sonda Solar Orbiter, lançada em fevereiro de 2020

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram nesta semana fotos inéditas do Sol, sendo essas as imagens mais próximas já feitas da estrela principal do nosso Sistema Solar. A sonda Solar Orbiter foi a responsável por captar as fotografias do Sol, que já estão disponíveis para o público na galeria online da Agência Espacial Europeia. A Solar Orbiter é uma sonda nova e foi lançada em fevereiro de 2020 com objetivo de observar grande estrela de perto.

De acordo com a NASA, a sonda carrega seis instrumentos diferentes para estudar aspectos do Sol, como campo magnético e temperatura. As fotografias em questão foram tiradas a uma distância de 77 milhões de quilômetros de distância do Sol, cerca da metade do caminho entre a Terra e o corpo celeste. "Essas imagens sem precedentes do Sol são as mais próximas que já obtivemos", disse Holly Gilbert, cientista do projeto da NASA para a missão no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

"Essas imagens surpreendentes ajudarão os cientistas a reunir as camadas atmosféricas do Sol, o que é importante para entender como ele conduz o clima espacial perto da Terra e em todo o sistema solar", completou o cientista.

Como as fotos foram tiradas de muito perto do Sol, é possível notar pequenas explosões na superfície da estrela. Os especialistas chamaram essas pequenas explosões de “fogueiras”, mas ainda não há uma explicação de como elas surgem. De acordo com os pesquisadores, essas "fogueiras" devem ajudar a aquecer a atmosfera externa do Sol.

A sonda Solar Orbiter é uma missão colaboração internacional entre a Agência Espacial Européia (ESA) e a NASA. O Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC) na Alemanha opera o Solar Orbiter. O Solar Orbiter foi construído pela Airbus Defense and Space e contém 10 instrumentos: nove fornecidos pelos estados membros da ESA e pela ESA. A NASA forneceu um instrumento, SoloHI, hardware e sensores para outros três instrumentos, e o veículo de lançamento Atlas V 411. O Centro Europeu de Astronomia Espacial (ESAC), na Espanha, conduz as operações científicas.

Via: Revista Galileu Fonte: NASA
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.