Lançamento do telescópio James Webb da NASA é adiado por causa da Covid-19
Créditos: NASA

Lançamento do telescópio James Webb da NASA é adiado por causa da Covid-19

Instrumento seria enviado ao espaço em março de 2021, mas planos agora mudaram para outubro

A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) anunciou que adiou o lançamento do seu telescópio espacial James Webb, que inicialmente estava previsto para o mês de março de 2021. Os motivos citados para a decisão foram o impacto da pandemia de Covid-19 e os desafios técnicos impostos pelo projeto.

24/06/2020 às 10:24
Notícia

Canon lançará ao espaço o satélite CE-SAT-IB com câmera de al...

Ele será levado pelo foguete Electron da Rocket Lab no próximo dia 4 de julho

Segundo a agência, foram feitas avaliações do risco do cronograma planejado para as atividades que ainda restam serem realizadas antes do lançamento. Com base nisso, os administradores da empresa decidiram que a melhor solução seria adiar o lançamento para o dia 31 de outubro de 2021.

Site oficial: Telescópio Espacial James Webb da NASA

"A perseverança e a inovação de toda a equipe do Telescópio Webb nos permitiu trabalhar em situações desafiadoras que não poderíamos prever no nosso caminho para o lançamento desta missão sem precedentes. O Webb é o observatório espacial mais complexo do mundo e a nossa principal prioridade científica, e nós trabalhamos duro para manter o seu progresso durante a pandemia".
Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA

Ainda de acordo com a NASA, os testes relacionados ao observatório continuam sendo realizados pela empresa parceira Northrop Grumman e vão bem. Eles afirmam que, antes dos atrasos causados pela pandemia, foram cumpridos diversos objetivos da preparação para o lançamento em 2021.

"Com base nas projeções atuais, o programa espera concluir o trabalho que está faltando dentro do prazo, sem necessitar de recursos adicionais. Apesar da eficiência ter sido afetada e de termos desafios pela frente, nós reduzimos significativamente o risco através das conquistas realizadas até agora e do nosso ótimo desempenho no ano passado. Depois de voltarmos com as operações totais pra preparar os testes ambientais no nível do sistema observatório final neste verão, importantes progressos vão continuar sendo feitos para preparar este observatório altamente complexo para seu lançamento".
Gregory Robinson, diretor do programa NASA Webb
 

Fonte: NASA
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.