A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) anunciou que adiou o lançamento do seu telescópio espacial James Webb, que inicialmente estava previsto para o mês de março de 2021. Os motivos citados para a decisão foram o impacto da pandemia de Covid-19 e os desafios técnicos impostos pelo projeto.
Canon lançará ao espaço o satélite CE-SAT-IB com câmera de al...
Ele será levado pelo foguete Electron da Rocket Lab no próximo dia 4 de julho
Segundo a agência, foram feitas avaliações do risco do cronograma planejado para as atividades que ainda restam serem realizadas antes do lançamento. Com base nisso, os administradores da empresa decidiram que a melhor solução seria adiar o lançamento para o dia 31 de outubro de 2021.
Site oficial: Telescópio Espacial James Webb da NASA
"A perseverança e a inovação de toda a equipe do Telescópio Webb nos permitiu trabalhar em situações desafiadoras que não poderíamos prever no nosso caminho para o lançamento desta missão sem precedentes. O Webb é o observatório espacial mais complexo do mundo e a nossa principal prioridade científica, e nós trabalhamos duro para manter o seu progresso durante a pandemia".
Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA
Ainda de acordo com a NASA, os testes relacionados ao observatório continuam sendo realizados pela empresa parceira Northrop Grumman e vão bem. Eles afirmam que, antes dos atrasos causados pela pandemia, foram cumpridos diversos objetivos da preparação para o lançamento em 2021.
"Com base nas projeções atuais, o programa espera concluir o trabalho que está faltando dentro do prazo, sem necessitar de recursos adicionais. Apesar da eficiência ter sido afetada e de termos desafios pela frente, nós reduzimos significativamente o risco através das conquistas realizadas até agora e do nosso ótimo desempenho no ano passado. Depois de voltarmos com as operações totais pra preparar os testes ambientais no nível do sistema observatório final neste verão, importantes progressos vão continuar sendo feitos para preparar este observatório altamente complexo para seu lançamento".
Gregory Robinson, diretor do programa NASA Webb