Será possível observar o cometa Neowise no Brasil a partir de 22 de julho
Créditos: Astropix

Será possível observar o cometa Neowise no Brasil a partir de 22 de julho

Cometa não vai aparecer tão bem como no hemisfério norte, mas vai dar pra ver

O cometa Neowise vai fazer sua passagem pelo hemisfério sul e poderá ser visto do Brasil na próxima semana, a partir do dia 22 de julho. O cometa poderá ser visto no no norte e nordeste brasileiros primeiro, depois na região sudeste e, por fim, no sul. Quanto mais "pra baixo", menos visível o cometa vai ficar, devido ao seu distanciamento do Sol.

O Neowsie foi descoberto neste ano mesmo, no dia 27 de março, pela NASA. Ele recebeu este nome "popular" em homenagem ao telescópio espacial lançado pelos pesquisadores em 2009, mas o nome oficial "de catálogo" do cometa é C/2020 F3. Em sua passagem pelo hemisfério norte, o cometa ficou bem visível em certas regiões e resultou em algumas fotos espetaculares.

Os brasileiros, porém, precisam gerenciar suas expectativas de como o cometa poderá ser visto por aqui. A expectativa é que vai dar ainda pra ver com o olho nu, mas quanto mais o cometa se afasta do Sol, menos visível ele fica. No dia 22 de julho ele poderá ser observado no norte e nordeste de nosso país. No dia 24 de julho ele deve estar passando pelo sudeste e no dia 26 desse mês ainda ele poderá ser visto no sul.

08/07/2020 às 08:10

Cometa Neowise está perto da Terra e tem sido fonte de imagen...

Corpo celeste foi descoberto em março e também é conhecido como C/2020 F3

Quem quiser tentar observar o Neowise vai ter que procurar a linha do horizonte mais ou menos quando o sol estiver se pondo. Ele deve aparecer um pouco à direita do ponto do pôr-do-sol e o uso de binóculos ou uma luneta pode ajudar a ver - mas cuidado pra não apontar pro sol!

O ideal para tentar observar o cometa é procurar um horizonte limpo, sem prédios, etc. Se afastar da cidade também é uma boa pra ter menos iluminação artificial. Por fim, nada disso vai adiantar se o céu estiver muito cheio de nuvens bem no dia que você estiver tentando ver o Neowise.

Fonte: Estadão

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os novos SMARTPHONES da LG: K52, K62 e K62+ | Unboxing